Veja seis semelhanças entre Hillary Clinton e a personagem Claire Underwood
Atenção para os spoilers: se você ainda não assistiu às três temporadas de "House of Cards", série exibida pelo serviço de vídeos Netflix, salve esse texto no seu “Favoritos” e leia depois.
No último domingo, a ex-senadora, ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama dos Estados Unidos Hillary Clinton anunciou que pretende disputar as eleições para a Presidência dos Estados Unidos em 2016 pelo Partido Democrata. O anúncio não chegou a ser uma surpresa no meio político americano, mas foi o suficiente para aumentar as comparações entre o casal Clinton e o casal mais famoso do Netflix.
A trajetória de Frank e Claire Underwood é frequentemente comparada à do casal Bill e Hillary Clinton, ainda que atriz Robin Wright, que interpreta Claire, já tenha dito que sua personagem não é inspirada na candidata democrata.
O anúncio da candidatura de Hillary provocou reações no perfil no Twitter de "House Of Cards". Em uma brincadeira, a página publicou: "Bem-vinda, Hillary Clinton, à corrida por 2016. Façamos um grande debate nacional, mas depois eu vencerei. #Underwood2016". O personagem de Frank Underwood é um dos candidatos, na série, às eleições do ano que vem nos EUA.
Veja as semelhanças entre a primeira-dama da ficção e a ex-primeira-dama da vida real que chamam a atenção:
1. Claire e Hillary nasceram em famílias de classe média
Claire Underwood: Na trama criada por Bill Willimon, Claire Underwood nasceu em uma família abastada do Estado do Texas. Coincidência ou não, o Texas é vizinho ao Estado do Arkansas, onde os Clinton iniciaram suas carreiras políticas.
Hillary Clinton: nasceu em outubro de 1947 em uma família de classe média de Chicago, no Estado de Illinois. Seu pai era dono de uma fábrica de tecidos.
2. As duas conheceram os maridos na universidade
Claire Underwood: Claire e Frank se conheceram ainda jovens na universidade de Radcliffe. Casaram-se pouco depois e permaneceram casados. Pelo menos até o fim da terceira temporada...
Hillary Clinton: conheceu o jovem Bill Clinton na universidade de Yale, onde ela se graduou em direito. Em 1974, Hillary se mudou para o Estado de Arkansas e, um ano depois, casou-se com Bill Clinton.
3. Ambas ocuparam o cargo de primeira-dama
Claire Underwood: No final da segunda temporada, Claire Underwood se torna primeira-dama dos EUA quando seu marido, Frank Underwood, assume a Presidência dos EUA.
Hillary Clinton: Entre 1993 e 2001, Hillary Clinton foi a primeira-dama dos EUA enquanto seu marido, Bill Clinton, ocupou a Presidência.
4. As duas ocuparam cargos diplomáticos
Claire Underwood: Após duas tentativas, Claire conseguiu a indicação para ocupar o cargo de embaixadora dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas). No decorrer da trama, Claire tenta não se sobrepor à secretária de Estado Catherine Durant.
Hillary Clinton: Após perder as prévias do Partido Democrata para Barack Obama, em 2008, Hillary Clinton foi nomeada secretária de Estado por Obama. O cargo é equivalente ao de ministro das Relações Exteriores e é um dos mais poderosos no Executivo federal.
5. As duas enfrentaram escândalos sexuais
Claire Underwood: Claire reata um affair com o fotógrafo Adam Galloway e fotos íntimas dela vazam para a imprensa. Aos jornalistas, Claire nega ter tido um caso com o fotógrafo e o pressiona a confirmar sua versão. Frank Underwood se mantém ao lado da mulher. Claire também revela ter sido vítima de abuso sexual enquanto estava na faculdade. Apesar de o caso (ainda) não ter vindo a público, Claire lida discreta e naturalmente com a bissexualidade do marido.
Hillary Clinton: Hillary teve de enfrentar a repercussão de pelo menos três casos extraconjugais de seu marido, Bill Clinton. O mais famoso foi o que envolveu a estagiária Monica Lewinski. Depois de negar o envolvimento com Monica, Bill Clinton admite, em pronunciamento na TV, que manteve um “relacionamento inapropriado” com Lewinski. Apesar de toda a turbulência, Hillary continuou ao lado do marido.
6. Claire e Hillary enfrentaram reveses políticos
Claire Underwood: O primeiro revés político de Claire Underwood acontece na terceira temporada. Já nomeada embaixadora dos EUA na ONU, ela incentiva Frank Underwood a autorizar uma missão de coleta de dados em território no Oriente Médio sobre ocupação russa. A missão dá errado e um militar norte-americano morre. Após pressão do presidente russo, Frank faz Claire renunciar ao cargo.
Hillary Clinton: O principal revés político de Hillary Clinton aconteceu em 11 de setembro de 2012, quando um ataque à embaixada dos EUA na cidade líbia de Bengazi resultou na morte do embaixador Chris Stevens e de outras três pessoas. À época, Hillary ocupava o cargo de secretária de Estado. Republicanos acusaram o governo Obama de ter falhado ao proteger o embaixador. Um relatório sobre o caso, porém, isentou Hillary de responsabilidade pelas mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.