Topo

Veja seis semelhanças entre Hillary Clinton e a personagem Claire Underwood

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em Brasília

14/04/2015 06h00

Atenção para os spoilers: se você ainda não assistiu às três temporadas de "House of Cards", série exibida pelo serviço de vídeos Netflix, salve esse texto no seu “Favoritos” e leia depois.

No último domingo, a ex-senadora, ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama dos Estados Unidos Hillary Clinton anunciou que pretende disputar as eleições para a Presidência dos Estados Unidos em 2016 pelo Partido Democrata. O anúncio não chegou a ser uma surpresa no meio político americano, mas foi o suficiente para aumentar as comparações entre o casal Clinton e o casal mais famoso do Netflix.

A trajetória de Frank e Claire Underwood é frequentemente comparada à do casal Bill e Hillary Clinton, ainda que atriz Robin Wright, que interpreta Claire, já tenha dito que sua personagem não é inspirada na candidata democrata.

O anúncio da candidatura de Hillary provocou reações no perfil no Twitter de "House Of Cards". Em uma brincadeira, a página publicou: "Bem-vinda, Hillary Clinton, à corrida por 2016. Façamos um grande debate nacional, mas depois eu vencerei. #Underwood2016". O personagem de Frank Underwood é um dos candidatos, na série, às eleições do ano que vem nos EUA. 

Veja as semelhanças entre a primeira-dama da ficção e a ex-primeira-dama da vida real que chamam a atenção:

1. Claire e Hillary nasceram em famílias de classe média

Claire Underwood: Na trama criada por Bill Willimon, Claire Underwood nasceu em uma família abastada do Estado do Texas. Coincidência ou não, o Texas é vizinho ao Estado do Arkansas, onde os Clinton iniciaram suas carreiras políticas.
Hillary Clinton: nasceu em outubro de 1947 em uma família de classe média de Chicago, no Estado de Illinois. Seu pai era dono de uma fábrica de tecidos.

Frank e Claire Underwood - Divulgação - Divulgação
Frank (Kevin Spacey) e Claire Underwood (Robin Wright) em cena da 3ª temporada
Imagem: Divulgação

2. As duas conheceram os maridos na universidade

Claire Underwood: Claire e Frank se conheceram ainda jovens na universidade de Radcliffe. Casaram-se pouco depois e permaneceram casados. Pelo menos até o fim da terceira temporada...
Hillary Clinton: conheceu o jovem Bill Clinton na universidade de Yale, onde ela se graduou em direito. Em 1974, Hillary se mudou para o Estado de Arkansas e, um ano depois, casou-se com Bill Clinton.

3. Ambas ocuparam o cargo de primeira-dama
Claire Underwood: No final da segunda temporada, Claire Underwood se torna primeira-dama dos EUA quando seu marido, Frank Underwood, assume a Presidência dos EUA.
Hillary Clinton: Entre 1993 e 2001, Hillary Clinton foi a primeira-dama dos EUA enquanto seu marido, Bill Clinton, ocupou a Presidência.

4. As duas ocuparam cargos diplomáticos

Claire Underwood: Após duas tentativas, Claire conseguiu a indicação para ocupar o cargo de embaixadora dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas). No decorrer da trama, Claire tenta não se sobrepor à secretária de Estado Catherine Durant.
Hillary Clinton: Após perder as prévias do Partido Democrata para Barack Obama, em 2008, Hillary Clinton foi nomeada secretária de Estado por Obama. O cargo é equivalente ao de ministro das Relações Exteriores e é um dos mais poderosos no Executivo federal.

5. As duas enfrentaram escândalos sexuais

Claire Underwood: Claire reata um affair com o fotógrafo Adam Galloway e fotos íntimas dela vazam para a imprensa. Aos jornalistas, Claire nega ter tido um caso com o fotógrafo e o pressiona a confirmar sua versão. Frank Underwood se mantém ao lado da mulher. Claire também revela ter sido vítima de abuso sexual enquanto estava na faculdade. Apesar de o caso (ainda) não ter vindo a público, Claire lida discreta e naturalmente com a bissexualidade do marido.
Hillary Clinton: Hillary teve de enfrentar a repercussão de pelo menos três casos extraconjugais de seu marido, Bill Clinton. O mais famoso foi o que envolveu a estagiária Monica Lewinski. Depois de negar o envolvimento com Monica, Bill Clinton admite, em pronunciamento na TV, que manteve um “relacionamento inapropriado” com Lewinski. Apesar de toda a turbulência, Hillary continuou ao lado do marido.

Bill e Hillary Clinton - Kevin Wolf/AP - Kevin Wolf/AP
Hillary e Bill Clinton em foto durante jantar de gala em dezembro de 2012
Imagem: Kevin Wolf/AP

6. Claire e Hillary enfrentaram reveses políticos
Claire Underwood: O primeiro revés político de Claire Underwood acontece na terceira temporada. Já nomeada embaixadora dos EUA na ONU, ela incentiva Frank Underwood a autorizar uma missão de coleta de dados em território no Oriente Médio sobre ocupação russa. A missão dá errado e um militar norte-americano morre. Após pressão do presidente russo, Frank faz Claire renunciar ao cargo.
Hillary Clinton: O principal revés político de Hillary Clinton aconteceu em 11 de setembro de 2012, quando um ataque à embaixada dos EUA na cidade líbia de Bengazi resultou na morte do embaixador Chris Stevens e de outras três pessoas. À época, Hillary ocupava o cargo de secretária de Estado. Republicanos acusaram o governo Obama de ter falhado ao proteger o embaixador. Um relatório sobre o caso, porém, isentou Hillary de responsabilidade pelas mortes.