Pelo menos sete pessoas morreram após o descarrilamento de um trem da empresa federal dos Estados Unidos, Amtrak, na noite desta terça-feira (12) perto da Filadélfia. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Michael Nutter. O acidente deixou ainda cerca de 50 feridos, incluindo seis em estado crítico, revelou um responsável dos serviços de socorro. Estavam a bordo 243 pessoas, sendo 238 passageiros e cinco tripulantes.
O acidente envolveu o trem regional 188, que partiu de Washington às 19H10 local (20H10 Brasília) e deveria chegar a Nova York às 22H34 (23H34). De acordo com informações da agência Associated Press (AP), a composição fazia uma curva quando aconteceu o acidente.
Alguns passageiros conseguiram sair sozinhos dos vagões virados, enquanto os bombeiros tiveram que retirar vários feridos e outros passageiros que não conseguiram deixar a composição.
"Isto é absolutamente desastroso. Jamais vi algo igual na minha vida. A maioria dos que estão aqui dirá o mesmo", assinalou o prefeito Nutter na zona do acidente, onde dez vagões descarrilaram.
Resgate
O departamento de bombeiros da Filadélfia (Pensilvânia) enviou várias unidades para o local do acidente. Os socorristas pediram ajuda aos helicópteros das TVs e da polícia para iluminar a zona do acidente e auxiliar nos trabalhos de resgate. De acordo com o FBI, até o momento não há indícios de uma ação terrorista.
Fotos postadas no Twitter mostram socorristas vasculhando os vagões tombados e passageiros desorientados no local do acidente. Imagens aéreas transmitidas por diferentes redes de TV mostraram que ao menos um vagão ficou cruzado na linha, formando uma espécie de L na composição. Nos trens da Amtrak não há cintos de segurança.
A Agência Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) assinalou que seus agentes já estão no local recolhendo informação sobre o acidente.
O ex-congressista Patrick Murphy, da Pensilvânia, era um dos passageiros, e escapou ileso do acidente. "Estou bem, ajudando os outros, e rezo pelos feridos", tuitou.
Murphy, que se encontrava no vagão da cafeteria, disse que o trem estava a 60-70 milhas (97-113 km) por hora quando descarrilou.
Vários feridos - muitos com mãos e rostos ensanguentados - não conseguiam se mover, revelou Murphy, que postou no Twitter imagens do resgate.
Jennifer Kim, violinista da Ópera de Washington, postou um tuíte com uma foto que mostra vagões virados e socorristas em primeiro plano. "Tudo corria bem, e de repente ficamos de cabeça para baixo", contou o passageiro Don Kelleher.
A Amtrak confirmou o acidente com o trem regional 188, mas admitiu não ter condições, no momento, de dar detalhes sobre as causas do acidente. A companhia acrescentou que o serviço entre Washington e Nova York foi suspenso para facilitar os trabalhos de resgate. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.