Topo

Embaixada americana na Austrália emite alerta máximo de terrorismo

Dois membros do esquadrão de bombas da polícia de Melbourne carregam um dispositivo para ser explodido em segurança. Um rapaz de 17 anos foi preso com três bombas caseiras na casa onde morava - Tracey Nearmy/AP
Dois membros do esquadrão de bombas da polícia de Melbourne carregam um dispositivo para ser explodido em segurança. Um rapaz de 17 anos foi preso com três bombas caseiras na casa onde morava Imagem: Tracey Nearmy/AP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 16h36

A embaixada dos Estados Unidos na Austrália alertou nesta sexta-feira (15) a cidadãos norte-americanos que o nível do alerta nacional contra o terrorismo está em grau alto. A Agência de Segurança Nacional australiana declarou que é provável que um ataque terrorista ocorra no país. É a primeira vez neste século que tal aviso é dado.

O alerta foi feito depois de duas prisões efetuadas nas últimas semanas. Em abril, um jovem de 17 anos foi preso em Melbourne sob suspeita de planejar um atentado a bomba no Dia das Mães. Antes disso, um rapaz de 14 anos foi detido pela polícia sob a acusação de ter a intenção de praticar um ataque inspirado pelas táticas do grupo Estado Islâmico.

Devido a essas ameaças, a embaixada aconselhou os cidadãos americanos a repensarem a segurança pessoal e a entrar em contato com o Departamento de Estado através do Programa do Viajante --que permite aos inscritos receberem informações sobre segurança e facilita a localização dos cidadãos pelos consulados.

Um porta-voz da embaixada em Canberra disse ao jornal 'The Australian' que todas as missões receberam a determinação de divulgar informações que possam ter impacto em americanos que vivam no exterior.