Topo

De Kombi, família roda 21 mil km da Argentina até os EUA para ver o papa

Veículo usado pela família lembra o do filme Pequena Miss Sunshine - Marco Ugarte/AP
Veículo usado pela família lembra o do filme Pequena Miss Sunshine Imagem: Marco Ugarte/AP

Do UOL, em São Paulo

24/09/2015 17h39

Catire Walker, 41, sua mulher, Noel Zemborain, 39, e os quatro filhos do casal, com idades entre 3 e 12 anos, deixaram a casa deles em Buenos Aires (Argentina) em março com um objetivo: ver o papa Francisco nos Estados Unidos. Depois de 194 dias e 13 países, a bordo de uma perua Kombi brasileira 1980 remodelada, a família chegou à Filadelfia (EUA) nesta semana.

Eles insistem em dizer que não são hippies, mas admitem que a aventura de cruzar a América dirigindo foi um pouco maluca. Eles estão participando agora do Encontro Mundial de Famílias, na Filadélfia, uma conferência patrocinada pelo Vaticano e que será encerrada pelo papa neste sábado (26). "Quando soubemos do encontro mundial, decidimos fazer essa viagem", afirmou Noel.

Durante o trajeto, o grupo ficou hospedado em dezenas de casas e conheceu dezenas de outras famílias. Até mesmo quando Francisca, como foi batizada a perua de 35 anos de idade, quebrou durante os quase 21 mil km da viagem, eles contaram com a ajuda de muitas pessoas pela América Latina e nos EUA para consertá-la. "Francisca é parte da família agora", afirmou Noel à agência Associated Press.

Depois do evento, a família planeja viajar até novembro, quando volta –de avião– para a Argentina a partir de Miami. Noel afirma que seu irmão deve levar a van da Flórida para Buenos Aires.

Fé, para os Walker, nunca foi algo ligado à igreja e aos rituais católicos diários. Em Francisco, a família viu um papa que entendia pessoas comuns como eles –além disso, estão orgulhosos de ter um papa argentino. A família diz que acompanha a trajetória de Jorge Bergoglio desde que ele era arcebispo de Buenos Aires.

A viagem está toda documentada em um blog e numa página do Facebook. Links para arrecadar doações para custear a viagem também foram disponibilizados.