Topo

Internautas usam patos de borracha para desdenhar do Estado Islâmico

Patos de borracha amarelos substituem militantes do Estado Islâmico na foto - Reprodução/Twitter/@Cheezburger
Patos de borracha amarelos substituem militantes do Estado Islâmico na foto Imagem: Reprodução/Twitter/@Cheezburger

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 14h28

Talvez inspirados na ação online com fotos de gatos, quando a polícia da Bélgica pediu silêncio nas redes sociais sobre suas operações antiterroristas, internautas agora usam montagens com patos de borracha para tirar sarro do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Matéria do jornal britânico “The Guardian” mostra alguns exemplos das fotos modificadas e postadas no 4chan (um site para compartilhamento de imagens, às vezes de autoria anônima), que depois foram espalhadas pela rede.

Os radicais do Estado Islâmico usam contas em redes sociais para assumir autoria de atentados como o do último dia 13 de novembro em Paris e fazem fortes campanhas para difundir sua ideologia e recrutar militantes.

Para zombar do EI, foram colocadas cabeças de patos de borracha amarelos no lugar dos rostos dos jihadistas nas imagens divulgadas por eles mesmos.

Há uma semana, para atender ao pedido da Polícia Federal da Bélgica de que não fossem divulgadas suas ações, internautas encheram a rede com imagens de gatos e a hashtag (marcador) que levava às postagens sobre as operações policiais.