Topo

Sanders ganharia dos 3 republicanos, diz pesquisa; Hillary só bateria Trump

Hillary Clinton e Bernie Sanders, que disputam a candidatura democrata - Randall Hill/Reuters
Hillary Clinton e Bernie Sanders, que disputam a candidatura democrata Imagem: Randall Hill/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 15h55

O democrata Bernie Sanders ganharia de qualquer um dos três principais pré-candidatos republicanos, o megaempresário Donald Trump, o senador pelo Texas Ted Cruz e o senador pela Flórida Marco Rubio, se as eleições presidenciais americanas ocorressem hoje, segundo pesquisa da emissora CNN em parceria com o instituto ORC International. A pré-candidata Hillary Clinton, líder até agora das prévias democratas, só levaria vantagem contra Trump.

De acordo com a pesquisa, cuja margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Sanders, senador por Vermont, bateria Trump por 12 pontos percentuais (55% a 43%), Rubio por oito (53% a 45%) e Cruz por 17 (57% a 40%).

Hillary, ex-secretária de Estado de Barack Obama e ex-senadora por Nova York, teria oito pontos de vantagem sobre Trump (52% a 44%), aparecendo atrás, dentro da margem de erro, de Rubio (47% a 50%) e Cruz (48% a 49%).

A pesquisa ouviu 910 eleitores registrados, e outros 10 que pretendem se registrar até as eleições de novembro, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório.

Até o momento, com prévias realizadas em quatro Estados norte-americanos, Hillary conquistou mais delegados democratas do que Sanders (91 a 60). Outros 455 superdelegados, dirigentes e políticos democratas que votam de forma independente, já declararam apoio a Hillary, enquanto 22 se disseram a favor de Sanders.

Entre os republicanos, Trump, como Hillary, venceu três das quatro prévias, colecionando 82 delegados, contra 17 de Cruz e 16 de Rubio. O governador de Ohio, John Kasich, e o neurocirurgião Ben Carson, que ainda estão na disputa, conquistaram seis e quatro delegados até agora, respectivamente.

As prévias têm votação indireta, semelhante às eleições de novembro: a população vota em seu nome preferido, mas a escolha é convertida em número de delegados, que são representantes deste candidato na convenção nacional do partido, onde o vencedor é definido.

Nesta terça-feira (1º) acontece a "Superterça", onde 13 locais realizam prévias (12 Estados e o território de Samoa Americana), representando um momento decisivo para a escolha dos candidatos democrata e republicano para as eleições de novembro.

Eleições presidenciais americanas: entenda as primárias e votação

AFP