Topo

Ato pró-Trump tem confusão e 4 detidos na Paulista

Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em São Paulo

29/10/2016 15h08Atualizada em 30/10/2016 13h51

Uma manifestação em apoio ao candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, neste sábado (29) na avenida Paulista, zona central de São Paulo (SP), teve confusão quando houve confronto com membros de uma contra-manifestação convocada por grupos antifascistas. A polícia interveio, deteve quatro pessoas e separou os dois grupos.

"Lixo comunista! Lixo comunista!", gritavam os pró-Trump aos anti-fascistas, em meio à ação da polícia.

As manifestações terminaram por volta das 16h. A avenida Paulista foi liberada para o trânsito de veículos.

Até cerca de 15h (horário de Brasília), a manifestação havia sido pacífica e reunido um público simbólico -- cerca de 20 manifestantes e quase a mesma quantidade de jornalistas cobrindo o evento.

Policial detém manifestante durante ato na avenida Paulista, em São Paulo - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Policial detém manifestante durante o ato na avenida Paulista
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

Os manifestantes, muitos dos quais vestiam camisetas do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), levavam cartazes com dizeres como "Hillary is the American Dilma" (Hillary é a Dilma americana) e "Obama and Hillary created Isis" (Obama e HIllary criaram o Estado Islâmico, uma das frases ditas por Trump).

O evento, organizado pelo grupo Juntos pelo Brasil, começou com o hino americano no carro de som.

"Trump é uma resposta da sociedade americana ao projeto esquerdista de Hillary e Obama", afirmou ao microfone um dos organizadores. 

Manifestantes realizam ato a favor do candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump, na avenida Paulista - Edson Lopes Jr./UOL - Edson Lopes Jr./UOL
Manifestantes realizam ato a favor do candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump, na avenida Paulista
Imagem: Edson Lopes Jr./UOL

"A gente defende o Donald Trump porque defendemos o Brasil. A Hillary Clinton quer destruir a sociedade ocidental", afirmou ao UOL Paulo Eneas, um dos organizadores do evento. 

Eles também gritavam slogans pró-PM. Já o público de fora, ou era indiferente, ou ria, ou se manifestava contrariamente ao protesto.

A poucos metros dali, no Masp, um protesto paralelo a favor da candidata democrata, Hillary Clinton, reuniu cerca de dez manifestantes.