Topo

EUA provaram o "poder da esperança", diz Obama após deixar a Casa Branca

Evan Vucci/AP
Imagem: Evan Vucci/AP

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 16h44

O ex-presidente dos EUA Barack Obama disse nesta sexta-feira (20) que, durante a última década, os americanos "provaram o poder da esperança" com o trabalho para fazer mudanças no país. Em dircurso na base aérea Andrews, nos arredores de Washington, Obama se despediu mais uma vez, dizendo que não foi o "otimismo cego" que mudou o país.

"Começamos essa jornada e fizemos com fé no povo americano e em sua habilidade de se juntar e mudar o país de maneiras que faria a vida melhor para nossos filhos e netos, com mudanças que vêm de baixo para cima, e não de cima para baixo. Isso às vezes foi visto com ceticismo e dúvida, mas ainda assim vocês todos se uniram, em cidades grandes e pequenas, e decidiram acreditar. Bateram portas e fizeram telefonemas, falaram com seus pais - que não sabiam pronunciar Barack Obama -, se conheceram e foram às suas comunidades", disse o ex-presidente ao lembrar sua campanha para o primeiro mandato.

"Vocês conheceram pessoas que, na superfície, não pareciam com vocês, não falavam como vocês, mas viram que tem algo em comum com vocês, como um grupo. As pessoas perceberam e sentiram esperança. Não foi otimismo cego que levou vocês a fazer isso, foi esperança, em um cenário de dificuldade e incerteza. Vocês provaram o poder da esperança."

"Este não é um ponto final, é uma vírgula na história contínua da América" afirmou.

"Nesse processo, Michelle e eu fomos seus porta-vozes, mas isso nunca foi sobre nós, e sim sobre vocês. Tudo de maravilhoso que aconteceu nestes dez anos é uma herança de vocês. Do mesmo jeito que falamos de nossos maravilhosos militares, um grupo de patriotas comprometidos dispostos a se sacrificar tudo pelo nosso bem."

Obama embarcou da Casa Branca em um helicóptero da Marinha para se dirigir à base aérea Andrews. De lá, ele deixou Washington após oito anos na Casa Branca. Acompanhado da família, o ex-presidente vai tirar um período de férias em Palm Springs, na Califórnia.

Obama e sua mulher, Michelle, despediram-se do presidente recém-empossado, Donald Trump, e da nova primeira-dama, Melania, a um lado do Capitólio, onde foi realizada a cerimônia de posse.

trump acena - Mike Segar/Reuters - Mike Segar/Reuters
20.jan.2017 - O presidente dos EUA, Donald Trump, sua mulher, Melania Trump (à esquerda), o vice-presidente, Mike Pence, e sua mulher, Karen Pence (à direita), acenam enquanto helicóptero decola levando o ex-presidente Barack Obama e sua mulher, Michelle Obama, depois da cerimônia de posse em Washington DC, nesta sexta-feira (20)
Imagem: Mike Segar/Reuters

O dia da despedida

Acompanhado de Michelle, Obama iniciou seu último dia na Casa Branca recebendo Trump e sua mulher, Melania, para um café da manhã na residência presidencial - uma tradição no dia da transição entre o comandante que está deixando o cargo e o presidente eleito dos Estados Unidos.

Ainda pelo Twitter @POTUS - o perfil oficial do presidente norte-americano, que agora pertence a Donald Trump -, Obama se despediu da presidência e anunciou a criação de uma fundação com seu nome. O perfil de Obama no Twitter passou a ser @POTUS44 - ele foi o 44º presidente da história dos Estados Unidos.

"Foi a honra da minha vida servir a vocês. Fizeram de mim um melhor dirigente e homem. Não vou parar. Estarei aqui mesmo com vocês como cidadão, encorajado pelas vozes da verdade, da justiça, do humor e do amor."

No fim da manhã em Washington, Obama seguiu na limusine oficial junto com Trump para o Capitólio, o Congresso norte-americano, para a posse do novo presidente. Sentado com a família na tribuna, o democrata ouviu o discurso de Trump, que chegou a elogiar o casal Obama pela "magnífica" transição de poder, mas concedeu um discurso duro e prometeu mudanças.

Obama se despediu de Washington em um helicóptero das Forças Armadas, enquanto os casais Trump e Pence acenavam para o agora ex-presidente.