Topo

Spinner? Um brinquedo da moda mais perigoso surgiu na China: arminha de palito de dentes

AFP
Imagem: AFP

Colaboração para o UOL

23/06/2017 12h38

Esqueça o fidget spinner, aquele brinquedo (quase) inofensivo que é a nova moda entre crianças do mundo inteiro. Na China, a moda é o toothpick crossbow (atirador de palito de dentes), um pequeno dispositivo que atira palitos de dentes a uma velocidade considerável. Ele é capaz de fazê-lo furar uma lâmpada, por exemplo.

Não é preciso muito para entender por que o brinquedinho, que custa menos de um dólar na moeda local, está causando preocupações entre pais, professores e autoridades.

Arma de palitos de dentes pode ser assim, ou em versões mais simples, feita com três canetas - AFP - AFP
Imagem: AFP

Na internet, há vídeos até mais antigos, de quatro anos atrás, mostrando armas semelhantes. Outros mais atuais, servem de tutoriais para ensinar como produzir o dispositivo em casa. Com um design em formato de arma - uma besta, para ser mais específico -, o artefato ficou ainda mais atrativo.

De inofensivo, este brinquedo não tem nada. Ele funciona como um estilingue ou elástico, com a diferença de ser feito para lançar objetos finos e pontiagudos. O nome sugere que se coloque ali um palito de dente, mas o espaço é suficiente também para entrar uma agulha, por exemplo, o que é ainda mais preocupante. 

E, quando isso acontece, as agulhas lançadas pelo brinquedo podem furar latas de refrigerante, por exemplo. Não à toa, cidades chinesas como Chengdu, Kunming e Harbin já proibiram o dispositivo, que como outras tantas modas entre jovens e adolescentes, pode pintar em breve também no ocidente.

Em Zhejiang, uma província no Leste da China, quase 4 mil policiais fizeram uma varredura em comércios e encontraram 538 desses brinquedos. No sudoeste do país, as polícias de Yunnan e Sichuan também realizaram operações similares, de acordo com a CNN. Em Chengdu, o governo avisou que os comerciantes não devem vender produtos que causem danos físicos ou mentais e que quem descumprir a regra pode ser punido.