Topo

Cratera se abre na Flórida, engole duas casas e ameaça vizinhança

Reprodução/FOX
Imagem: Reprodução/FOX

Colaboração para o UOL

14/07/2017 14h27

Na manhã desta sexta-feira (14), autoridades da Flórida nos EUA pediram à várias famílias que deixassem suas residências após uma cratera engolir duas casas inteiras e ameaçar boa parte de outra na vizinhança. De acordo com a emissora ABC News, dez casas foram evacuadas, já que o buraco dava sinais de expansão.

A depressão no solo começou pequena, do tamanho de uma piscina infantil mas foi aumentando aos poucos, engolindo um barco de uma das propriedades. “É uma cratera em atividade, então não sabemos quão grande ele vai ficar ainda. Nós já estamos evacuando as outras residências para ter certeza de que todos vão ficar a salvo”, afirmou um dos bombeiros no local, sobre a erosão do solo.

Segundo as autoridades, a cratera já tem por volta de 60 metros de largura e 15 metros de profundidade e também causou queda de energia em pelo menos 100 casas da região após a companhia de luz cortar a força por precaução. A preocupação é de que o buraco acabe se fundindo com um lago nas proximidades.

“Nós estamos planejando quantas casas ainda precisam ser evacuadas. Os geólogos vão analisar a área para nos dar um número definitivo de quão grande deve ser essa evacuação das residências”, acrescentou o chefe do batalhão de bombeiros.

Nenhuma pessoa se feriu e, de acordo com a emissora FOX, a Cruz Vermelha está dando assistência as famílias que foram afetadas pelo desastre.

Segundo o site da emissora News 6, essas crateras aparecem quando  o material do subsolo formado por rochas ou sedimentos é dissolvido pela água subterrânea. Com o tempo, a drenagem da superfície, erosão do solo ou deposição de sedimentos rochosos podem gerar uma cratera côncava, no formato de uma tigela. Esses fênomenos são muito comuns em alguns estados americanos devido à sua geografia, como Texas, Alabama, Missouri e Flórida.