Topo

Jovem tem rosto reconstruído após quase perder mandíbula em acidente

Emily Eccles no hospital, após o acidente - Reprodução/BBC
Emily Eccles no hospital, após o acidente Imagem: Reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

09/10/2019 08h58

Emily Eccles, uma adolescente de 15 anos de Sheffield (Reino Unido), tem hoje apenas uma cicatriz na bochecha esquerda. No entanto, em agosto, um acidente de cavalo fez com que o osso de sua mandíbula ficasse pendurado ao rosto por apenas um centímetro de pele.

O cirurgião Ricardo Mohammed-Ali foi o responsável por operar Eccles, usando três placas de titânio e dando mais de 160 pontos para reconstruir o rosto da garota britânica.

Simulação mostra como ficou crânio de Emily após acidente - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Simulação mostra como ficou crânio de Emily após acidente
Imagem: Reprodução/BBC

Eccles estava cavalgando com uma amiga e sua família em Baslow, também no Reino Unido, quando o cavalo se assustou com o barulho de um escapamento de carro, e começou a galopar sem controle por uma estrada de terra.

Os pés da jovem acabaram escapando dos apoios da cela, e Eccles caiu para um dos lados do cavalo, batendo o rosto em um poste de madeira. Quando ela foi resgatada e levada para o hospital, estava "segurando um pedaço de sua mandíbula nas mãos".

O Dr. Mohammed-Ali realizou uma operação de cinco horas e meia para reconstruir o rosto da garota, que voltou para a escola pouco mais de um mês depois do acidente.

"Poderia ter sido muito pior, mas esse é o pior ferimento que eu já vi em uma criança fora de locais que estão em guerra", comentou o médico à BBC. "Eu estou muito feliz com a recuperação de Emily".

Eccles disse que tentou não olhar para o próprio rosto após o acidente, mas acabou ativando a câmera do seu celular enquanto tentava ligar para uma amiga pedindo socorro. "Era como algo em um filme, fiquei horrorizada", lembrou.

Agradecida, a jovem escreveu uma carta para a rainha Elizabeth 2ª, pedindo que o seu médico seja premiado com o título de "Sir". "Ele salvou a minha vida e me fez retornar para a normalidade. Isso merece algum reconhecimento", comentou.

Emily Eccles dá entrevista, meses após acidente - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Emily Eccles dá entrevista, meses após acidente
Imagem: Reprodução/BBC