Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital dos EUA confirma que transplantou rim no paciente errado

Canaltech
Imagem: Canaltech

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 12h32


Um hospital de Nova Jersey, os Estados Unidos, assumiu ter realizado um transplante de rim no paciente errado.

O caso ocorreu no dia 18 de novembro no hospital Virtua Our Lady of Lourdes, na cidade de Camden. Um paciente de 51 anos, que também estava na lista de espera, recebeu o rim por engano. O hospital só percebeu o erro no dia seguinte.

A instituição disse em um comunicado que o que levou ao erro foi o fato de "os pacientes terem o mesmo nome e idades próximas". Não foi revelado se eram homens ou mulheres.

O hospital notificou ambos os pacientes sobre o erro. A pessoa que recebeu rim por engano também era compatível com o órgão. No domingo, o paciente que deveria ter recebido o transplante passou por uma cirurgia e passa bem.

A Virtua chamou o ocorrido de "um evento sem precedentes em nosso respeitado programa de transplante com mais de 40 anos". "Temos uma profunda responsabilidade pelas pessoas que literalmente colocam suas vidas em nossas mãos", disse o hospital em um comunicado. "Erros dessa magnitude são raros e, apesar das circunstâncias incomuns de identidades semelhantes de pacientes, verificações adicionais teriam evitado esse erro", conclui a nota.

O hospital ainda afirma que aplicará melhorias para evitar que isso aconteça de novo. O erro foi reportado ao órgão que regulamenta os transplantes e ao Departamento de Saúde de Nova Jersey. Uma investigação foi aberta para apurar se o hospital está seguindo todo o protocolo de segurança na realização de transplantes.