Topo

Esse conteúdo é antigo

Inspiração do "desafio do balde de gelo", Pete Frates morre aos 34 anos

Pete Frates, criador e inspiração para o desafio do "balde de gelo", que viralizou em 2014 - Reprodução
Pete Frates, criador e inspiração para o desafio do "balde de gelo", que viralizou em 2014 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

09/12/2019 16h46

Pete Frates, que foi inspiração do "Desafio do Balde de Gelo" ("Ice Bucket Challenge", em inglês), morreu, hoje, em casa, aos 34 anos. A informação foi publicada pelo Boston College, universidade onde Frates foi jogador de beisebol.

Ele sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença rara que causa a degeneração do sistema nervoso até levar o paciente à morte.

Antes de descobrir a doença, Frates jogava beisebol no Lexington Blue Sox, em Boston. Na época, o norte-americano percebeu que havia algo errado com seu corpo após receber uma bolada no pulso. A doença foi descoberta em 2012.

Dois anos depois, o jogador de golfe Chris Kennedy desafiou uma prima cujo marido sofria de ELA a jogar sobre o corpo um balde de gelo em troca de uma doação. Frates ficou sabendo do vídeo pelas redes sociais e enxergou naquilo uma forma de impulsionar as pesquisas sobre a cura da doença.

Desde então, ele e outras pessoas ligadas à causa passaram a divulgar o desafio. A campanha viralizou e teve a participação de celebridades como a modelo Gisele Bundchen, o cantor Justin Bieber e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo. No total, foram arrecadados mais de 220 milhões de dólares (cerca de R$ 908 milhões na cotação atual) para pesquisas sobre a cura de ELA.

*Com informações da Ansa