Topo

Esse conteúdo é antigo

Detenta morre de covid-19 nos EUA semanas depois de dar à luz

Jeffrey Greenberg/Education Images/Universal Images Group via Getty Images
Imagem: Jeffrey Greenberg/Education Images/Universal Images Group via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 18h48

Andrea Circle Bear morreu aos 30 anos em uma prisão federal no Texas, nos Estados Unidos, apenas quatro semanas depois de ser internada com uso de ventiladores, para combater o coronavírus, e de dar à luz um bebê.

A cesariana foi feita enquanto a mulher ainda estava ligada às máquinas de ventilação. Até aquele momento, o diagnóstico da covid-19 ainda não havia sido confirmado - isto ocorreu três dias depois do parto.

A morte foi confirmada hoje por oficiais do Escritório Federal de Prisões (o Federal Bureau of Prisons). O presídio onde Andrea Circle Bear estava tem mais de 1.600 mulheres com necessidades médicas especiais.

De acordo com eles, a vítima tinha comorbidades que complicaram seu estado de saúde junto ao coronavírus, mas os oficiais não revelaram de qual doença ela sofria. Andrea foi sentenciada a 26 meses de prisão em 14 de janeiro por envolvimento com drogas.

O tribunal afirmou que ela tinha histórico de abuso de substâncias, de modo que ela deveria receber tratamento enquanto estivesse presa. Se este tratamento fosse bem-sucedido, ela poderia ter sua pena reduzida.