Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem dinheiro, NY pode ter que dispensar servidores que combatem a covid-19

5.mai.2020 - Profissionais limpam as catracas da Grand Central, estação de trem e metrô na cidade de Nova York, nos EUA - Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images
5.mai.2020 - Profissionais limpam as catracas da Grand Central, estação de trem e metrô na cidade de Nova York, nos EUA Imagem: Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 17h31Atualizada em 06/05/2020 17h34

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, admitiu hoje que a cidade enfrenta problemas financeiros e pode ter que demitir servidores, incluindo aqueles que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, segundo o New York Daily News.

Os profissionais, chamados de "heróis" pelo jornal norte-americano, podem passar semanas sem receber salário —a menos que o governo federal ofereça algum tipo de alívio econômico à cidade.

"Tenho conversado com prefeitos de todo o país", disse de Blasio durante sua coletiva diária sobre a pandemia. "Alguns deles, republicanos e democratas, já anunciaram demissões e layoffs [suspensão temporária do contrato de trabalho]. Temos que começar a analisar essa possibilidade se não tivermos dinheiro", acrescentou.

O prefeito, porém, anunciou que não fará projeções enquanto ainda estiver lutando por mais recursos do governo federal, uma vez que "é isso que vai nos tirar dessa confusão". "É o que Nova York merece", afirmou.

A cidade, segundo estimativas do jornal The New York Times, tem 182.318 casos confirmados de covid-19, além de 18.719 mortes. É bem mais da metade do total registrado no estado de Nova York: cerca de 326 mil casos e 25 mil mortes.