Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal em lua de mel nas Malvinas só volta para casa de barco 5 meses depois

3.ago.2020 - Feeonaa e Neville Clifton, da Nova Zelândia, pegam carona em barco pesqueiro após meses de confinamento nas Ilhas Malvinas, onde desembarcaram em lua de mel em março, mas foram surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus - Feeonaa/Neville Clifton via AP
3.ago.2020 - Feeonaa e Neville Clifton, da Nova Zelândia, pegam carona em barco pesqueiro após meses de confinamento nas Ilhas Malvinas, onde desembarcaram em lua de mel em março, mas foram surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus Imagem: Feeonaa/Neville Clifton via AP

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 15h57

Parado nas Ilhas Malvinas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus, um casal da Nova Zelândia conseguiu voltar para casa agora, de carona em um barco de pesca — foram mais de 5.000 milhas náuticas (ou 9.200 quilômetros) no oceano até pisar novamente em terra firme. Hoje, Feeonaa Clifton e o marido, Neville, conseguiram desembarcar na Nova Zelândia, onde sua aventura começou há cinco meses, diz a agência Associated Press.

No dia 29 de fevereiro, eles se casaram em Auckland, onde moram. Juntos há 25 anos, eles têm três filhos, mas não acreditavam na ideia de "casamento".

"Percebemos que, em algum momento, não tínhamos realmente apreciado ou comemorado um ao outro, pelo menos não na frente de parentes e amigos", disse Clifton, 48. "Era apenas algo que queríamos fazer, e a hora parecia certa".

O plano era passar duas semanas de lua de mel nas Ilhas Malvinas, onde Neville, 59, engenheiro de comunicações, nasceu, mas de onde se mudou quando criança, e depois um mês na América do Sul.

Eles chegaram às Malvinas em 7 de março, quando a pandemia estava apenas piorando. O voo de volta ao Brasil foi cancelado e eles passaram 12 semanas confinados com uma tia idosa.

Com uma população de cerca de 3.000 habitantes, as Malvinas ficam cerca de 500 quilômetros a leste da Argentina, no sul do Oceano Atlântico. As ilhas registraram 13 casos do vírus, todos agora recuperados.

Sem muito o que fazer, os noivos fizeram longas caminhadas, subindo todas as colinas que puderam encontrar. Eles admiravam as paisagens acidentadas, desprovidas de árvores. Mas com contato humano limitado, eles começaram a sentir que estavam vivendo em uma realidade alternativa sinistra.

Poucas opções para voltar para casa eram realistas. Os únicos voos possíveis eram rotas complicadas pelo Reino Unido ou África e a perspectiva de longas quarentenas ao longo do caminho.

Então eles ficaram sabendo que um barco de pesca da Nova Zelândia estava planejando fazer a viagem com a tripulação e pegar um barco irmão. Operado pela empresa Sanford, o barco irmão tinha passado meses no mar pescando.

"Nós vamos para o sul ao redor do Cabo Horn e atravessamos uma parte do oceano que chamamos de Terra Média. Não há nada lá e nenhum lugar para obter assistência médica", ele afirmou o capitão Shane Cottle, que ficou um pouco nervoso, no início, em levar o casal.

Cottle disse que os dois eram adoráveis e que, depois de alguns dias de náusea, se tornaram marinheiros perfeitos. Ele contou que a equipe conseguiu uma excelente volta para casa, sem as enormes tempestades e icebergs que às vezes encontram.

O casal gradualmente entrou em uma rotina. Eles usavam seu peso corporal para fazer exercícios de resistência todos os dias no espaço confinado. Fizeram algumas pesquisas e trabalhos e jogaram cartas. Eles assistiram a filmes em discos rígidos compartilhados e conversaram com a equipe. Eles tentaram ajudar com algumas tarefas leves, mas principalmente tentaram não atrapalhar.

"Vou sentir falta da sensação de estar no oceano, de dormir como um bebê", afirmou Clifton.

"Passamos uma quantidade inédita de tempo juntos. Foi frustrante com as restrições, às vezes, mas também abriu novas possibilidades em nossas vidas."

O casal desembarcou no porto de Timaru (Nova Zelândia) e espera chegar finalmente a Auckland dentro de alguns dias.

Clifton disse que as primeiras coisas que ela quer fazer são abraçar os filhos e tomar uma taça de vinho espumante para celebrar a volta para casa.