Topo

Esse conteúdo é antigo

Berlusconi é internado na Itália após ser diagnosticado com covid-19

19.out.2019 - Silvio Berlusconi está internado com covid-19, mas sua equipe diz que o quadro "não é preocupante" - Tiziana Fabi/AFP
19.out.2019 - Silvio Berlusconi está internado com covid-19, mas sua equipe diz que o quadro "não é preocupante" Imagem: Tiziana Fabi/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 07h08Atualizada em 04/09/2020 13h49

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, 83, foi internado por "precaução" na noite de ontem, no hospital San Raffaele, em Milão, informou sua equipe. Ele foi diagnosticado com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na quarta-feira (2).

"O presidente Berlusconi foi hospitalizado por precaução no hospital San Raffaele, em Milão, após apresentar alguns sintomas. Seu quadro clínico não é preocupante", informa um breve comunicado divulgado.

De acordo com o jornal italiano Il Messaggero, após exames, o político foi diagnosticado com pneumonia bilateral precoce.

Alberto Zangrillo, médico pessoal do ex-premiê e diretor da unidade de terapia intensiva e anestesia do hospital, disse que Berlusconi tem uma situação clínica "tranquila e confortante".

"A internação de Silvio Berlusconi foi necessária porque ele está sujeito a risco pela idade e por patologias precedentes, mas estamos em um regime de internação com situação clínica tranquila e confortante", disse.

Zangrillo explicou que o ex-primeiro-ministro não está na UTI e respira "espontaneamente". "Estou otimista para os próximos dias", declarou.

Ontem, Berlusconi, disse que estava bem e participará ativamente da campanha eleitoral dos candidatos do FI (Força Itália) e da centro-direita nas eleições regionais.

"Quero assegurar que estou bastante bem, continuo a trabalhar e irei participar de todas as formas possíveis na atual campanha eleitoral", afirmou o presidente do partido conservador em uma videoconferência em Gênova.

A namorada dele, deputada Marta Fascina, também contraiu o novo coronavírus. Além de Fascina, dois filhos de Berlusconi, Barbara e Luigi, também estão com covid-19 e cumprem isolamento na mansão de seu pai na Sardenha.

O ex-primeiro-ministro governou a Itália em três ocasiões (1994-1995, 2001-2006 e 2008-2011) e hoje exerce o cargo de eurodeputado. Sua trajetória política acabou manchada pelos escândalos de prostituição que motivaram a abertura de diversos processos contra ele, os mais recentes por suspeita de subornar garotas de programa para condicionar seus depoimentos à magistratura.

Berlusconi também foi dono do Milan por mais de 30 anos, até vender o clube de futebol em 2017.

* Com informações da Ansa