Topo

Esse conteúdo é antigo

Democratas pedem ao FBI investigação contra Trump após pressão na Geórgia

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 14h05

Dois democratas pediram hoje a abertura de uma investigação criminal contra o presidente Donald Trump após pressão do republicano para que o secretário Estadual da Geórgia, Brad Raffensperger, "encontrasse" votos suficientes para reverter sua derrota nas eleições do estado. As informações são da NBC News.

Em uma carta enviada ao diretor do FBI, Christoper Wray, os democratas Kathleen Rice e Ted Lieu dizem que Trump se envolveu numa conspiração para cometer uma série de crimes eleitorais. "Pedimos que você abra imediatamente uma investigação criminal contra o presidente."

No domingo, o jornal "Washington Post" revelou que Trump telefonou para o secretário Raffensperger no sábado. Na ligação, o presidente alternadamente implorava e ameaçava Raffensperger com vagas consequências criminais na tentativa de desfazer sua perda para o democrata eleito.

A Geórgia é um dos vários estados decisivos onde Trump perdeu a eleição para o democrata Joe Biden e, desde então, faz alegações infundadas de fraude eleitoral além de tentar anular os resultados.

O jornal disse que, durante a ligação, Raffensperger e o conselho geral de seu gabinete rejeitaram as afirmações de Trump e disseram ao presidente que ele estava contando com teorias de conspiração sobre o que era uma eleição justa e precisa.

"O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva", disse Trump, de acordo com um trecho da gravação publicado online pelo Post. "E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou."

"Então, olhe. Tudo que eu quero fazer é isso. Eu só quero encontrar 11.780 votos, que é um a mais do que nós temos. Porque ganhamos no Estado", disse Trump na gravação, insistindo que "não havia como" ele perder o Estado.

Mesmo se Trump tivesse conquistado os 16 votos do Colégio Eleitoral da Geórgia, ele ainda teria perdido a eleição para Biden, que terá sua vitória confirmada no dia 6 de janeiro e tomará posse no dia 20.