Topo

Esse conteúdo é antigo

Piloto de avião cochila e acorda 100 km após o aeroporto na Austrália

Avião Cessna 208B - Divulgação/Australian Transport Safety Bureau
Avião Cessna 208B Imagem: Divulgação/Australian Transport Safety Bureau

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/05/2021 13h46Atualizada em 26/05/2021 17h37

No estado de Queensland, na Austrália, um piloto caiu num sono profundo por 40 minutos e esqueceu de pousar a aeronave no aeroporto de Redcliffe. A situação foi controlada apenas quando o avião já estava a 100 quilômetros de seu destino.

O caso aconteceu em julho de 2020 e agora um novo relatório, divulgado pelo Australian Transport Safety Bureau, apontou o motivo pelo qual o piloto adormeceu em pleno voo: fadiga e hipóxia (quando o nível de oxigênio no sangue está baixo).

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

"O ATSB descobriu que o piloto provavelmente estava experimentando um nível de fadiga devido ao sono inadequado na noite anterior e antes do incidente", diz trecho do relatório. "Isso provavelmente exacerbou a fadiga existente do piloto e contribuiu para que ele caísse no sono".

No dia do incidente, outro avião tentou chamar a atenção da aeronave perdida, que voava mais de 300 metros acima do que deveria. Quando não houve nenhum retorno, uma fase de emergência teve início.

A comunicação com o Cessna 208B foi reestabelecida apenas 40 minutos depois. O documento ainda afirma que o piloto, que teve sua identidade preservada, queria voltar para pousar em Redcliffe, mas foi forçado a descer em Gold Coast, que já estava a sua espera com luzes e sinais de alerta.

"Ao acordar, o piloto estava confuso e não havia percebido o quão longe o curso da aeronave havia voado e não se lembrou do controle de tráfego aéreo avisando que eles estavam fora de comunicação", relatou o texto.

O ATSB enfatizou que o piloto era experiente e que não havia ingerido nenhuma medicação previamente. Não houve feridos.