Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra demolição de prédio que desabou em Miami; assista

Prédio em Surfside teve demolição controlada na noite de ontem - Joe Raedle/Getty Images
Prédio em Surfside teve demolição controlada na noite de ontem Imagem: Joe Raedle/Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

05/07/2021 07h43Atualizada em 05/07/2021 14h18

O prédio no condomínio Champlain Towers South em Surfside, perto de Miami, que desabou parcialmente no dia 24 de junho foi demolido ontem. Até agora, as equipes de buscas retiraram 27 corpos dos escombros - total atualizado na manhã de hoje, com o encontro de mais três mortos. Cerca de 120 pessoas ainda estão desaparecidas.

A demolição controlada foi realizada neste domingo, onze dias após a tragédia, devido à ameaça da chegada da tempestade tropical Elsa. Os esforços de busca e resgate foram suspensos.

Os moradores da área não precisaram deixar suas casas, apenas foi recomendado que eles desligassem o ar-condicionado e fechassem as janelas no momento da explosão.

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, afirmou em coletiva hoje que era importante realizar a demolição antes da tempestade atingir o estado, o que está previsto para acontecer amanhã. Embora o condado tenha saído da rota do cone de preocupação de Elsa ontem, a região ainda pode sofrer efeitos dos ventos fortes provocados pela tempestade.

A demolição controlada aconteceu pouco depois das 22H30 locais (23H30 de Brasília).

Cava acrescentou que as operações de busca e resgate serão retomadas imediatamente após a autorização dos engenheiros.

A prefeita ainda destacou que "derrubar o edifício de maneira controlada era fundamental para expandir a operação de busca", porque as equipes não conseguiram aprofundar mais os trabalhos devido ao risco de desabamentos.

Ontem pela manhã, a tempestade tropical Elsa estava na costa da Jamaica com ventos de 100 km por hora. A previsão é de que hoje a tempestade atravesse Cuba e chegue ao oeste da Flórida até terça-feira.

Veja o momento do desabamento do prédio:

*Com informações da AFP