Topo

Esse conteúdo é antigo

Donos descartam peixes-dourados em lago nos EUA e animais ficam gigantes

Peixes-dourados abandonados em lago no estado norte-americano de Minnesota cresceram tanto que chamaram a atenção das autoridades - Reprodução/Twitter/@BurnsvilleMN
Peixes-dourados abandonados em lago no estado norte-americano de Minnesota cresceram tanto que chamaram a atenção das autoridades Imagem: Reprodução/Twitter/@BurnsvilleMN

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/07/2021 17h12Atualizada em 12/07/2021 17h12

Donos têm abandonado seus peixes-dourados de estimação no lago Keller, ponto turístico da cidade de Burnsville, nos Estados Unidos. Acontece que vários dos animais deixados lá foram vistos com um tamanho enorme, o que chamou a atenção das autoridades locais.

Em uma publicação no Twitter do município, um apelo é feito aos ex-proprietários dos peixes:

"Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagoas e lagos! Eles crescem mais do que você pensa e contribuem para a má qualidade da água, retirando os sedimentos do fundo e arrancando as plantas", diz o tweet.

Juntamente da cidade vizinha, Apple Valley, o governo local de Burnsville planeja investigar a fundo a população de peixes-dourados do trecho d'água. O trabalho será realizado com a empresa Carp Solutions, especializada no controle de pragas hídricas.

"Você vê peixes dourados no petshop e eles são peixinhos", observa Caleb Ashling, especialista em recursos naturais de Burnsville, ao site The Washington Post. "Quando você tira do lago um peixinho dourado do tamanho de uma bola de futebol, fica pensando como ele pode ser o mesmo tipo de animal."

Essa espécie de peixe, se solta em água doce, torna-se invasora, isto é, pode se reproduzir depressa, destruindo o habitat aquático e complicando a sobrevivência de espécies nativas da região.

Não por acaso, o condado próximo de Carver já removeu 50 mil peixes-dourados de suas águas locais e os animais estão se tornando um problema também em outros estados norte-americanos, como Virgínia e Washington.