Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem desvenda caverna sombria com estátuas de ceifador e minotauro; veja

Aventureiro encontrou ceifador, minotauro e outras estátuas - Reprodução/Youtube
Aventureiro encontrou ceifador, minotauro e outras estátuas Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/08/2021 12h26

Conhecido por ser uma das personalidades mais destemidas para aventuras nos Estados Unidos, o youtuber Mike Corey se espantou com as estátuas míticas que encontrou em uma caverna na Ucrânia. Entre as esculturas de argila, foram vistos um ceifador, um mineiro sentado e um grande minotauro, além de outras obras.

Corey, que é de Miami (EUA), fez o passeio em junho e publicou na última semana o resultado, ao lado da viajante Eva Beck, que tem mais de 1 milhão de inscritos em seu canal, e outros guias de turismo.

Segundo o The Sun, a Optymistychna Cave foi descoberta em 1966 por curiosos que entraram no ambiente subterrâneo e, desde então, as preciosidades encontradas em seu interior se dividem entre mistério e medo.

"Esses cristais maciços são guardados por criaturas de argila esculpidas pelos espeleólogos que estudam este labirinto", conta Corey, ao se referir aos cristais reluzentes presentes nas paredes e às estátuas.

Os espeleólogos são estudiosos de cavidades naturais. Segundo disseram os guias durante o passeio, foram esses especialistas que construíram as estátuas de argila.

Em meio à escuridão, o passeio no túnel de 230 km de comprimento tem esculturas que nem mesmo os destemidos querem ver. "Achei um covil subterrâneo do mal. Isso aqui parece a morte", narra ele, durante a descoberta.

"Muitos vivem aqui por semanas e meses, mapeando as passagens, tentando descobrir o quão grande esta caverna realmente é", relata ele, que publicou os melhores momentos no vídeo.