Topo

Esse conteúdo é antigo

Talebans serão julgados por suas ações e não por suas palavras, diz Johnson

Do UOL, em São Paulo*

18/08/2021 07h01Atualizada em 18/08/2021 07h09

Os talebans "serão julgados por suas ações e não por suas palavras", afirmou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante uma sessão no Parlamento dedicada ao Afeganistão.

"Julgaremos este regime com base nas escolhas que faz e por suas ações, não por suas palavras, por suas atitudes em relação ao terrorismo, ao crime e às drogas, assim como a respeito do acesso humanitário e aos direitos das meninas a receber educação", disse o chefe de Governo conservador para os deputados.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com Johnson sobre a situação no Afeganistão e concordou com ele em realizar uma reunião virtual dos líderes do G7 na próxima semana para discutir uma estratégia e abordagem comuns.

Nos últimos dias, o premiê britânico tem expressado seu desejo de realizar um encontro do grupo, que reúne Reino Unido, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e União Europeia, para debater a crise no país após o Taleban assumir o controle.

O grupo fundamentalista deu ontem sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o poder, no último domingo.

O porta-voz Zabihullah Mujahid disse se tratar de um "momento de orgulho para a nação" e afirmou que as mulheres poderão trabalhar e estudar "dentro de nossas estruturas", conforme a sharia, a lei islâmica, sem dar detalhes sobre o que isso significaria na prática.

O Taleban impõe uma interpretação radical e estrita da lei islâmica que restringe severamente os direitos das mulheres.

Quando questionado sobre o risco de o país abrigar terroristas da Al-Qaeda, Mujahid afirmou que "o solo do Afeganistão não será usado contra ninguém".

Após ter retomado o comando do país, o Taleban agora trabalha na formação de um governo e vem tentando vender uma imagem de "moderado" para facilitar seu reconhecimento pela comunidade internacional.

Apesar disso, essa imagem de moderação ainda é vista com ceticismo tanto pela comunidade internacional como internamente.

O governo britânico anunciou ontem que está pronto para receber até 20 mil refugiados afegãos "a longo prazo", com autorização de residência permanente.

* Com informações da AFP e Ansa