Topo

Esse conteúdo é antigo

Comandante passa mal após decolagem e voo com 285 pessoas volta a aeroporto

Voo voltou a aeroporto de Bruxelas após cerca de 1 hora; estado de saúde do piloto não foi divulgado  - Reprodução/Brussels Airlines
Voo voltou a aeroporto de Bruxelas após cerca de 1 hora; estado de saúde do piloto não foi divulgado Imagem: Reprodução/Brussels Airlines

Do UOL, em São Paulo

01/12/2021 20h47Atualizada em 01/12/2021 20h47

Um Airbus A330 com destino a Acra, em Gana, teve que voltar ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, depois que o capitão do voo passou mal e desmaiou pouco após a decolagem.

O avião ainda passou uma hora no ar antes de pousar no ponto de origem, a capital belga, com o copiloto tomando o controle da aeronave e interrompendo o ganho de altitude. As informações são do site especializado em aviação Simple Flying.

Informações de radar mostraram que a altitude máxima alcançada pelo avião, um Airbus A330-300 com 11 anos em atividade, foi de 27.000 pés, cerca de 8.200 metros. Ele deu meia volta para o aeroporto da Bélgica quando já sobrevoava o nordeste de Paris, capital da França.

A companhia Brussels Airlines é a única que faz voos comerciais no trecho entre Bruxelas, Acra e Lomé, capital de Togo, destino final do avião. 285 pessoas estavam a bordo do Airbus em que aconteceu o incidente, registrado na segunda-feira (29), segundo o site britânico Aviation Herald.

Apesar de não fornecer mais detalhes sobre o estado de saúde do capitão, o site especializado informou que ele "não se sentiu apto a terminar o voo" e que o retorno ao aeroporto de origem foi a decisão mais segura. Já de acordo com um porta-voz da companhia aérea, a única informação confirmada pela Brussels Airlines é de que o problema do piloto não está relacionado ao coronavírus.

"Outro capitão assumiu a responsabilidade e pôde operar o voo com auxílio do restante da equipe original", completou o representante da empresa aérea ao Herald. O voo, que fez sua primeira decolagem às 11h35 no horário local (07h35 em Brasília), voltou a sair do aeroporto às 15h05, chegando às 20h13 em Acra, Gana (cujo fuso horário difere em uma hora da capital belga).

O voo SN277 é recorrente no Aeroporto Internacional de Bruxelas. Ele parte do local três vezes por semana, às segundas, quintas e sábados, de acordo com o site de aviação RadarBox.com.

Sua primeira parada é o Aeroporto Internacional de Kotoka (ACC), o único para voos estrangeiros em Gana. Depois, o avião partiria para um trecho de apenas 55 minutos até o Aeroporto Internacional de Lomé-Tokoin, na capital do Togo, também no continente africano.