Contra cirurgias, iranianas fazem campanha na internet exibindo nariz natural
comentários 46

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
  • Reprodução/Facebook

    Participantes da campanha "Meu nariz natural"

    Participantes da campanha "Meu nariz natural"

É comum ver passeando pelas ruas de Teerã e de outras cidades iranianas muitas moças e rapazes exibindo orgulhosamente um curativo sobre o nariz, sinal de que recorreram a uma cirurgia estética. Eles fazem parte do grande clã dos "narizes refeitos", um símbolo de riqueza na sociedade iraniana.

Para incentivar seus filhos a estudarem mais para passar no vestibular da universidade, alguns pais chegam ao ponto de prometer a eles uma cirurgia plástica do nariz. Tornou-se tão corriqueiro recorrer a essa prática que agora o Irã é o país com o maior número de cirurgias plásticas do mundo.

Nos últimos anos, aumentar o volume dos lábios, das nádegas e das maçãs do rosto também se tornou prática corrente entre a classe média e os ricos.

Para conter o fenômeno dos "narizes refeitos", foi lançada uma campanha no Facebook, intitulada "Meu nariz natural". As responsáveis por essa iniciativa foram as administradoras feministas da página "As iranianas de perto", que há alguns dias pediram a internautas que ainda não tivessem feito cirurgia plástica que enviassem fotos suas de seus narizes naturais.

"Qual a porcentagem de meninas e mulheres iranianas que não se curvaram aos critérios de beleza impostos [pela sociedade] e ainda não passaram pelo bisturi? Mande-nos a foto de seu nariz natural para protestar contra esses critérios forçados de beleza", escreveram as iniciadoras dessa campanha em sua página do Facebook.

"Por que existe essa ânsia no Irã para mudar de aparência (...)? Quantas iranianas fazem isso com verdadeira vontade, vinda delas mesmas e não pela pressão de seu círculo de convivência (...)?," questiona uma das iniciadoras dessa campanha, Maryam, em uma entrevista concedida ao site "Iran Wire". "Foi por isso que decidimos convidar os internautas a debater a questão."

Centenas de fotos já foram publicadas nessa página. Segundo as administradoras, elas têm recebido dezenas delas a cada dia.

Tradutor: UOL

Ampliar

Mulheres fazem campanha contra machismo com mensagens na calcinha5 fotos

4 / 5
8.mar.2015 - 'Somos muito mais do que isso', afirmou esta mulher em campanha realizada na internet contra o machismo e a violência, neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher. No mundo, mais de um terço das mulheres já sofreram algum tipo de violência física ou sexual, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) Imagem: Alexsandro Palombo/BBC

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

comentários 46

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos