Topo

No Rio, Gisele Bündchen pede a crianças que protejam meio ambiente

No papel de Embaixadora da Boa Vontade da ONU, a top model Gisele Bundchen plantou a primeira de mil árvores que vão recuperar áreas degradadas da cidade do Rio de Janeiro - Clarice Castro/Governo do Rio de Janeiro
No papel de Embaixadora da Boa Vontade da ONU, a top model Gisele Bundchen plantou a primeira de mil árvores que vão recuperar áreas degradadas da cidade do Rio de Janeiro Imagem: Clarice Castro/Governo do Rio de Janeiro

Felipe Siston, do Rio de Janeiro para a Rádio ONU

04/06/2012 17h51

A estrela da moda e embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Gisele Bünchen, participou nesta segunda-feira de um tour pelo Green Nation Fest, um festival de cinema e novas mídias com instalações montadas na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

A modelo compareceu ao evento numa visita surpresa. O plateia era formada, na maioria, por alunos dos Sistemas Municipal e Estadual de ensino público.

Impacto do Ser Humano

"Acho que a coisa mais importante que a gente pode fazer é conscientizar e educar as pessoas sobre o que realmente está acontecendo e qual é o impacto do ser humano no meio ambiente. E como a gente pode fazer a nossa parte. É muito legal que as crianças possam ver isso de perto", disse Gisele.

Sob o olhar atento da criançada e sem cerimônias, a modelo colocou as mãos na terra para plantar a primeira de 50 mil árvores previstas em um projeto de reflorestamento na cidade. O ato fez parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta terça-feira, 5 de junho.

"Os recursos naturais são finitos e é importante a gente saber que precisa preservar. A gente precisa se educar para fazer um futuro melhor para todos nós nesse planeta que é um presente", concluiu ela.

Economia Verde

O passeio contou também com a participação do diretor-executivo do Programa Mundial para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner.

 

"A discussão sobre o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente muitas vezes é uma discussão de negativa, os problemas de nossa sociedade. Mas a perspectiva do Pnuma hoje é uma perspectiva positiva. A transição para a economia verde é uma oportunidade de fazer uma conexão entre a economia, o bem estar da sociedade e o meio ambiente, que é uma fundação do desenvolvimento."

Desequilíbrios
O evento na Quinta da Boa Vista contou ainda com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O Green Nation Fest tem como ideia de fundo o alerta de cientistas sobre o aquecimento global e os desequilíbrios climáticos, para simular um planeta cinco graus mais quente, com situações como a queimada de florestas, desgelo e inundações.

São diversas atrações como a Feira Interativa e Sensorial; a Mostra Internacional de Cinema com 12 longas-metragens; e a Competição de Cinema e Novas Mídias.

O diretor do evento, Marcos Diderot falou sobre a estratégia educativa. "A gente criou instalações, aonde as pessoas vêm para se divertir, mas por trás da diversão elas aprendem a sustentabilidade."

Esta é a primeira edição do Green Nation Fest, que começou no dia 31 de maio e vai até 7 de junho.

O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, Cima, com apoio do Pnuma e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil Unic Rio.