Topo

Programa de reciclagem de óleo de cozinha em SC quer entrar para o Guinness Book

Equipe do Programa ReÓleo faz palestra sobre reciclagem; meta é coletar 10 mil litros - Divulgação/ Programa ReÓleo
Equipe do Programa ReÓleo faz palestra sobre reciclagem; meta é coletar 10 mil litros Imagem: Divulgação/ Programa ReÓleo

Léo Pereira

Do UOL, em Florianópolis

07/08/2012 07h00

Um programa para reciclagem de óleo de cozinha realizado na Grande Florianópolis (SC) quer fazer parte do Guinness Book, o livro mundial de recordes. A intenção é receber 10 mil litros do resíduo entre 1º de setembro e 1º de outubro.
 
Segundo a coordenação do Programa ReÓleo (http://www.acif.org.br/reoleo/), implementado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópois (Acif), não existe esse tipo de recorde no Guinness Book.
 
“Além da divulgação do nosso trabalho para o mundo, queremos conscientizar a população sobre algo tão simples, mas que pode ser feito em casa”, diz a coordenadora do ReÓleo, Renata Seara.
 
Para participar, é preciso fazer cadastro gratuito por e-mail. Então, os voluntários devem armazenar óleo de cozinha, azeite ou gordura que sobra de alimentos dentro de garrafas pet, e encaminhá-las para pontos de entrega espalhados pela região.
 
“Quem quiser, não precisa esperar até o dia 1º para participar do programa. Nossa intenção é de chegar ao recorde só com as pessoas em casa, já que bares, restaurantes e lanchonete já são obrigados por lei de fazer o recolhimento”, explica Seara.
 
Se alguma área ainda não conta com um ponto próximo para coleta do material, a população pode sugerir a inclusão de locais, como mercados e escolas. A Acif disponibiliza garrafões, onde o resíduo é depositado.
 
Uma empresa de reciclagem de óleos e gorduras vegetais do Paraná (a Ambiental Santos) fica responsável pela transformação do material em produtos de limpeza. Os itens são distribuídos entre os voluntários do programa, sem custo adicional.
 
O ReÓleo é desenvolvido há 14 anos na região da capital catarinense, e já reciclou mais de um milhão de litros de óleo de cozinha.

Veja como enviar o óleo de cozinha para reciclagem