Ambiente

Descoberto em Madagascar o lagarto 'Moby Dick'

De Montpellier, França

Uma nova espécie de lagarto subterrâneo, batizado de "Moby Dick" por sua semelhança com um cetáceo, foi descoberto em Madagascar por uma equipe internacional de pesquisadores, anunciou esta terça-feira o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) em Montepellier, França.

A espécie recebeu o nome de "Sirenoscincus mobydick", em alusão à célebre cachalote albina do romance de Herman Melville. A espécie descoberta apresenta uma combinação única de características anatômicas entre os vertebrados terrestres, que são os anfíbios, os répteis, os mamíferos e as aves.

Os trabalhos da equipe de cientistas franceses, americanos, malgaches e alemães foram publicados na revista Zoosystema, informou o CNRS.

O lagarto "Moby Dick" foi descoberto nas florestas secas do noroeste de Madagascar, e é o resultado de uma evolução diametralmente oposta à de outros lagartos sem patas, informou a entidade.

O animal tem pele sem pigmentos e os olhos praticamente desapareceram, a ponto de ser praticamente inúteis, pois o animal vive debaixo da terra. "Moby Dick" também perdeu as patas posteriores, mas manteve as anteriores. Segundo o CNRS, trata-se de "um plano de organização morfológica" que lembra o dos cetáceos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos