Topo

Companhias dos EUA pedem legislação contra mudança climática

De Washington

11/04/2013 12h48

Grandes empresas norte-americanas lançaram um pedido conjunto nesta quarta-feira (10) para que os Estados Unidos aprovem uma legislação para combater a mudança climática, alegando que essa questão é crucial para seus negócios.

O grupo de 33 empresas, incluindo eBay, Intel, Starbucks, Adidas, Nike e Timberland, indicam em seu pedido que a ameaça representada pela mudança climática requer uma ação coordenada.

"Não podemos arriscar o futuro de nossos filhos com a falsa esperança de que a grande maioria dos cientistas está errada", afirma o comunicado conjunto.

Além disso, eles afirmam que adotar uma ação contra o fenômeno da mudança climática é vital para que os Estados Unidos "mantenham seu modo de vida e continuem sendo uma verdadeira superpotência em um mundo competitivo".

As companhias afirmam que estão tomando medidas para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, responsáveis pelo problema, mas que são necessárias ainda outras medidas oficiais do país nesse sentido.

O presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, fez de uma de suas prioridades a redução das emissões de gases estufa diante da série de catástrofes naturais, como a supertempestade Sandy, que alguns especialistas atribuem à mudança climática.

Mas a maioria dos legisladores do opositor Partido Republicano, com o apoio de grupos de interesse, se opõe a uma legislação desse tipo, alegando que seria muito cara, além de questionar as evidências científicas do problema.