Topo

Austrália autoriza eliminação preventiva de tubarões na costa oeste

De Sydney

21/01/2014 17h48Atualizada em 21/01/2014 18h18

A Austrália deu seu aval, nesta terça-feira, à eliminação de tubarões descobertos perto de praias muito frequentadas da costa oeste, depois de uma série de ataques mortais, uma decisão muito criticada por ambientalistas.

O governo federal aprovou um programa de redução dos riscos ligados aos tubarões, apresentado pelas autoridades do estado da Austrália Ocidental, onde seis banhistas foram mortos nos últimos dois anos.

Concretamente, linhas com iscas poderão ser lançadas a um quilômetros de praias frequentadas do estado a partir de 30 de abril. O governo local deseja poder eliminar todos os tubarões com mais de três metros capturados desta forma: o grande branco, o tubarão-tigre e o tubarão cabeça-chata.

Quem tem medo de tubarão? Só três espécies atacam o homem


A ONG The Humane Society denunciou uma "absoluta vergonha", "desprovida de justificação científica" e contrária às convenções internacionais sobre a proteção do grande branco.

Os tubarões são comuns na Austrália, mas ataques mortais são raros, tendo, em média, um morto em 15 incidentes registrados por ano.

Contudo, os incidentes se multiplicam em razão do aumento da população deste predador dos mares e da popularidade dos esportes aquáticos.

O último ataque fatal na Austrália Ocidental remonta a novembro do ano passado.