Sábado é dia mais quente do ano e bate temperatura recorde para mês em SP
Este sábado, primeiro de fevereiro, bateu dois recordes de calor na cidade de São Paulo. Foi o dia mais quente do ano e o mais quente já registrado em fevereiro desde 1943, quando começaram as medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura no Mirante de Santana, na zona norte da capital, foi de 35,8ºC por volta das 16h.
A previsão é que as temperaturas continuem altas até a metade de fevereiro em todo o Sudeste e Sul do Brasil. A noite deste sábado (1º) segue com sensação de tempo abafado e temperaturas em torno dos 28ºC.
Até então, o recorde de calor deste ano era de 35,4ºC no dia 03 de janeiro. A temperatura de hoje é a maior observada desde 31 de outubro de 2012, quando fez 36,6°C.
O calor de hoje também foi o maior já registrado em um mês de fevereiro em 71 anos. O recorde até agora era de 34,7°C em 03/02/1984.
Janeiro mais quente da história em SP
O mês de janeiro foi o mais quente da história de São Paulo, com temperatura média de 31,9ºC. O recorde anterior para um mês foi justamente fevereiro de 1984, quando a média ficou em 31,8°C.
Em Porto Alegre, foi o janeiro mais quente em 98 anos e, no Rio de Janeiro, o de mais altas temperaturas em 30 anos.
Próximos dias
O domingo (2) será ensolarado e quente na Grande São Paulo. Atenção para a baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia, com percentuais em torno ligeiramente abaixo dos 30%. No final da tarde e início da noite, a entrada da brisa marítima favorece a formação de algumas nuvens que provocam chuva fraca, rápida e isolada na região metropolitana. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20ºC e a máxima de 34ºC.
Na segunda-feira (3) o tempo não deve mudar, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências. Será mais um dia de sol, calor e condição para chuvas fracas e rápidas no final da tarde e início da noite. As precipitações serão isoladas e de baixo volume, sem potencial para alagamentos. Mínima de 21ºC e máxima de 34ºC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.