Topo

Público escolhe nome de gorilinha que nasceu em zoo de BH: Sawidi

A gorila Lou Lou deu à luz o primeiro gorila nascido em cativeiro na América do Sul: Sawidi - Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte  - 5.ago.2014
A gorila Lou Lou deu à luz o primeiro gorila nascido em cativeiro na América do Sul: Sawidi Imagem: Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte - 5.ago.2014

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

01/11/2014 10h02

Sawidi, que em tupi-guarani significa “amado, querido, desejado”, foi o nome escolhido para o primeiro gorilinha (Gorilla gorilla) nascido em cativeiro da América Latina, em 5 de agosto, no Zoológico de Belo Horizonte, em Minas Gerais, filho do casal de gorilas Leon e Lou Lou.

O nome escolhido para o gorilinha de três meses foi divulgado neste sábado (1º) pelo Zoo de Belo Horizonte, que ainda informou da impossibilidade de iniciar a escolha do nome do irmão (ou irmã) por parte de pai de Sawidi, que nasceu em 10 de setembro, já que por enquanto o sexo dele ainda não é conhecido. A mãe desse segundo (ou segunda) gorila é Imbi.

A escolha do nome foi feita por meio de votação pela internet entre 10 e 30 de outubro. Do total de 22.440 votos válidos, 9.935 foram para Sawidi (44,3%). Em segundo lugar ficou Piatã (pedra dura) (30,1%, 6.766 votos) e, em terceiro e último lugar, ficou Ipy (braço) (25,6%, 5.737 votos).

A grande família

Os pais de Sawidi, os gorilas Leon e Lou Lou, chegaram ao Zoo de Belo Horizonte em setembro de 2013, vindos, respectivamente, dos zoológicos de Tenerife (Espanha) e Aspinall (Inglaterra). Eles vieram se juntar à gorila Imbi para formar o primeiro grupo reprodutivo da espécie na América Latina.
Deu certo e a família cresceu. Leon, Lou Lou, Imbi, Sawidi e o caçula, ainda sem nome.

O Zoo de Belo Horizonte informa que, tão logo seja conhecido o sexo do (da) gorila que nasceu em setembro, inicia novo processo de votação para a escolha do nome.

Desde 1975, a reprodução em cativeiro de gorilas é tentada pelos técnicos do Zoo de Belo Horizonte. Somente esse ano, as iniciativas deram certo, após o fracasso com outros gorilas que habitaram o Zoo nesse período, sem contudo procriarem.