Topo

Você sabia que foca não tem orelha? Veja o que a difere dos leões-marinhos

Não tem orelha? Então é uma foca - Andrej Isakovic/AFP
Não tem orelha? Então é uma foca Imagem: Andrej Isakovic/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/01/2016 06h00

As focas e os leões–marinhos têm muitas características em comum e provavelmente você já confundiu os animais ao vê-los em fotos. Isso porque, à primeira vista, algumas espécies de leões-marinhos são quase idênticas às focas, mas existem diferenças anatômicas que provam que a cara de um não é o focinho do outro.

Ambos animais pertencem a subordem Pinnipedia, mas são de famílias diferentes, sendo a foca da Phocidae e os leões-marinhos da Otariidae. Eles também têm em comum o fato de ser mamíferos adaptados para viver no mar.

Para diferenciar os dois de modo fácil e rápido é preciso reparar nas orelhas, ou na falta delas, segundo o Aquário da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Filhotes de focas marinhas doentes e desnutridas estão lotando um centro de mamíferos marinhos em Sausalito, na Califórnia, nos Estados Unidos. Um número recorde de filhotes encalhados foi encontrado em novembro de 2015 nas praias. Os cientistas afirmaram para a revista Nature que acreditam que as mudanças de temperatura da água estão afetando o fornecimento da principal fonte de alimento das focas, o krill. Uma pesquisa centrada na Geórgia e publicada na revista, mostrou que com a falta de alimento, as fêmeas das focas marinhas estão nascendo menores e aquelas que sobrevivem reproduzem mais tarde, prejudicando a multiplicação da espécie - Justin Sullivan/ Getty Images/ AFP - Justin Sullivan/ Getty Images/ AFP
Além de ter orelhas, os leões-marinhos também têm nadadeiras maiores
Imagem: Justin Sullivan/ Getty Images/ AFP

Acontece que os leões-marinhos têm pequenas orelhas aparentes, enquanto as focas contam apenas com fendas auditivas. Essas fendas são “buracos” atrás dos olhos que se conectam com o ouvido e garantem a função auditiva. O detalhe pode parecer pequeno, mas faz com que as focas consigam ser mais ágeis ao nadar.

11.jul.2013 - Filhote de leão marinho, que nasceu há cinco dias, pode ser visto no zoológico 'Tiergarten Schoenbrunn' em Viena, na Aústria, nesta quinta-feira (11)  - Leonhard Foeger/Reuters - Leonhard Foeger/Reuters
Leões-marinhos preferem ficar na Terra
Imagem: Leonhard Foeger/Reuters
 Uma diferença um pouco mais discreta é que as focas usam as nadadeiras posteriores para nadar e se arrastar em terra, enquanto seus “primos” leões-marinhos utilizam as peitorais para as mesmas funções, além disso, eles costumam ter nadadeiras maiores que as das focas. 

Os leões-marinhos também são mais barulhentos e costumam viver em grupos de até 1.500 indivíduos. 

Já as focas são mais solitárias e silenciosas, se comunicando por grunhidos suaves, de acordo com o Nooa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, em sigla em inglês).

Para não ficar nenhuma dúvida, é importante saber que as focas preferem passar mais tempo na água do que em terra, enquanto os leões-marinhos evitam nadar e preferem a superfície. 

27.jul.2013 - Foca nada em tanque do aquário Osaka Kaiyukan, no Japão - Kazuhiro Nogi/AFP - Kazuhiro Nogi/AFP
As focas preferem nadar e têm nadadeiras menores
Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP