Topo

Astro de Hulk fala sobre queimadas e critica: "Pare Bolsonaro"

O ator Mark Ruffalo  - Tiziana Fabi/AFP
O ator Mark Ruffalo Imagem: Tiziana Fabi/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/08/2019 18h40

O ator Mark Ruffalo se pronunciou hoje sobre as queimadas que atingem a Amazônia. Em sua conta oficial no Instagram, o intérprete do personagem Hulk nos filmes do universo de Os Vingadores disse que a situação não é natural e criticou o presidente Jair Bolsonaro.

"Os incêndios que agora ocorrem na Amazônia não são naturais. Eles fazem parte de uma crise política na qual os governos da região, principalmente o de Jair Bolsonaro, no Brasil, permitiram a destruição arbitrária de áreas anteriormente protegidas, incluindo terras de povos indígenas", postou o ator, que é ativista de causas ambientais.

O ator ainda usou a hashtag #StopBolsonaro (Pare Bolsonaro, em tradução livre) no fim da postagem.

Para Ruffalo, as queimadas são feitas para derrubar florestas para terras agrícolas.

"Neste mapa de incêndios produzido pela @globalforests, você pode ver a amplitude e magnitude da crise. São incêndios que estão sendo definidos para derrubar florestas para terras agrícolas, principalmente para gado. A imagem de satélite mostra um exemplo atual de vários desses incêndios. A @AmazonFrontlines está levantando fundos para apoiar as respostas locais lideradas por indígenas a esses incêndios catastróficos, considere apoiar seus esforços", afirmou.

O aumento no número de focos de incêndios na Amazônia gerou uma crise mundial. Após minimizar as queimadas e chegar a culpar ONGs, o presidente Bolsonaro iniciou uma força-tarefa dentro de seu governo, inclusive com ajuda de outros países, para tentar conter os incêndios na região.