TRE-SP recebe inquérito contra Geraldo Alckmin

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Eliane Neves/Fotoarena/Estadão Conteúdo

    Inquérito investiga se Geraldo Alckmin recebeu dinheiro da Odebrecht

    Inquérito investiga se Geraldo Alckmin recebeu dinheiro da Odebrecht

O inquérito do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que investiga Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador de São Paulo e pré-candidato à presidência, chegou ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) nesta quarta-feira (25).

De acordo com o Tribunal, os autos do processo já foram encaminhados à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo. A autorização para que a investigação fosse enviada para a Justiça Eleitoral ocorreu após o tucano deixar o cargo de governador e, consequentemente, perder o foro privilegiado.

A investigação estava a cargo do STJ em razão da prerrogativa de foro do então governador de São Paulo, que renunciou ao cargo no último dia 6 de abril para disputar a Presidência. A ministra Nancy Andrighi, do STJ, determinou o envio para o TRE no dia 11 deste mês.

O inquérito investiga se o tucano recebeu R$ 10,7 milhões da construtora Odebrecht, como contou a empresa em seu acordo de delação firmado no ano passado.

Segundo a denúncia, parte do dinheiro supostamente recebido teria sido entregue ao cunhado de Alckmin, o empresário Ademar César Ribeiro. Os valores teriam sido entregues em 2010 e 2014 para campanhas eleitorais, de acordo com os delatores da Odebrecht.

Em nota, a defesa de Alckmin afirmou que "espera-se que a apuração dos fatos continue a ser feita de forma isenta e equilibrada, sem contaminação política. Ela repele a ideia que o inquérito, enquanto tramitou no STJ e na PGR, tenha servido de 'blindagem' para o ex-governador."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos