"Lula está fora de combate", diz Bolsonaro em viagem ao Nordeste

Leandro Prazeres

Do UOL, em Campina Grande (PB)

O deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ) disse nesta sexta-feira (22) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também é pré-candidato, "está fora de combate". "Tem uma lei, a Lei da Ficha Limpa. Ele [Lula] foi julgado, condenado, e [a ação] transitou em julgado em segunda instância. Ele está fora de combate", afirmou o político durante breve entrevista coletiva em sua passagem pela festa de São João de Campina Grande (PB), onde foi recebido com aplausos e algumas vaias.

A declaração de Bolsonaro acontece no mesmo dia em que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin tirou da pauta da Corte um recurso impetrado pela defesa de Lula que podia resultar na sua soltura. 

A referência de Bolsonaro à Lei da Ficha Limpa é uma menção ao entendimento de que ela impeça pessoas condenadas em segunda instância de concorrer a cargos eletivos. De acordo com pesquisa de intenção de voto do instituto Datafolha, divulgada no último dia 10, o deputado lidera os cenários em que Lula não aparece como candidato. 

Apesar da condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento tríplex no Guarujá (SP), o PT lançou, no dia 8, a pré-candidatura do ex-presidente e hesita em falar sobre outros planos para as eleições presidenciais sem ele. 

Mesmo dizendo que Lula "está fora de combate" e diante do fato de que a ausência do petista na disputa favorece seu projeto de chegar à Presidência, Bolsonaro afirma não se preocupar com quem possa vir a ser seu adversário ou adversária caso chegue ao segundo turno das eleições. "Eu não estou preocupado com adversário. Eu quero entrar em campo para ser campeão. Seremos campeões no dia 7 de outubro", disse o pré-candidato.

Kleyton Amorim/UOL
Bolsonaro, em entrevista a jornalistas na Festa de São João de Campina Grande (PB)
Aplausos, selfies e vaias

A chegada de Bolsonaro ao Parque do Povo, local onde é realizada a festa de São João de Campina Grande, foi marcada por aplausos, palavras de apoio, muitos pedidos de fotos e algumas vaias. Um idoso que pediu para não ser identificado disse ter vaiado o pré-candidato por considerá-lo homofóbico.

Bolsonaro caminhou cercado por um grupo de seguranças e foi parado diversas vezes para selfies. O auxiliar de serviços gerais Jonas de Souza, 34, foi um dos que conseguiu tirar uma foto com o pré-candidato. "Ele fala o que a gente precisa ouvir. Por isso que vou votar nele", disse.

Depois de caminhar pela parte pública da festa, o pré-candidato foi encaminhado aos camarotes do parque, onde foi recebido por empresários e políticos locais.

Estratégia para debates ainda não foi definida

Bolsonaro negou que já tenha decidido não participar de debates televisivos durante o primeiro turno das eleições presidenciais. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Ancelmo Gois no jornal O Globo. "Isso aí é fake news. Isso aí vai depender do momento. De estratégia. Eles [as empresas de televisão] estão ávidos pela minha participação porque, sem mim, não tem Ibope", disse o parlamentar.

A passagem de Bolsonaro pela Paraíba deve terminar neste sábado (23), após reunião, ainda em Campina Grande, com líderes evangélicos. Ele deve deixar o estado no mesmo dia em que seu principal rival no campo da direita, o pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB), chega à cidade.

O ex-governador paulista passou a sexta em Caruaru (PE), participando de atividades políticas na cidade que também celebra as festas de São João. Em Campina Grande, Alckmin participará de uma série de eventos ao lado do prefeito da cidade, o tucano Romero Rodrigues.

Kleyton Amorim/UOL
Durante o evento em Campina Grande, Bolsonaro atendeu a pedidos para fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos