Quem são os simpatizantes de Bolsonaro que foram à convenção do PSL

Hanrrikson de Andrade e Taís Vilela

Do UOL, no Rio

Ao menos 3.000 pessoas compareceram no domingo (22) à convenção que oficializou a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, segundo informaram os organizadores do evento. A maioria dos apoiadores se vestiu nas cores verde e amarelo, da bandeira brasileira, e outros optaram por fantasias.

Bolsonaro disse ter colocado 3.000 pessoas na convenção "sem gastar um centavo". Após a declaração, o público presente respondeu com gritos de "eu vim de graça" -- uma indireta a apoiadores de partidos como o PT, que seriam financiados por sindicatos ou ganhariam para ir a eventos partidários.

Entre os personagens que desfilavam pelo salão do Centro de Convenções Sul-América, na região central da cidade, estavam o presidente americano Donald Trump, Charles Chaplin e até um sósia do próprio Bolsonaro. Quem também chamou atenção foi um homem vestido com uma farda militar em alusão à Marinha americana e um homem que tinha uma tatuagem com o rosto do capitão na perna.

Deputado federal e capitão da reserva do Exército, Bolsonaro é considerado um dos favoritos na corrida presidencial, de acordo com as pesquisas realizadas até o momento. Ele ainda não definiu quem ocupará a cadeira de vice na chapa. Durante o evento, o candidato se emocionou, fez um discurso com aceno às mulheres --fatia do eleitorado onde tem menos aceitação, criticou a esquerda, a imprensa e disse ser um "patinho feio" nas eleições.

"Eu sou o patinho feio nessa história, mas que tenho certeza: seremos bonitos brevemente", declarou.

Apesar de largar na frente nas pesquisas, o presidenciável enfrentará o desafio de conseguir, sem partidos aliados e com um minúsculo tempo de propaganda eleitoral na TV, superar a polarização entre PSDB e PT que vem desde 1995.

Bolsonaro trocou, em março deste ano, o PSC pelo PSL, legenda que hoje conta, além dele, com apenas outros sete deputados federais, entre eles o seu filho, Eduardo Bolsonaro (SP).

Filhos de Bolsonaro citam Ustra e fazem gesto de revólver com as mãos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos