Costura com Lula reflete no Rio, e Márcia Tiburi terá vice do PCdoB

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Divulgação

A costura nacional entre PT e PCdoB, definida na noite de domingo (6), refletiu no Rio de Janeiro e, em menos de 24 horas, resultou em uma aliança local. O vereador niteroiense Leonardo Giordano, que havia sido confirmado candidato comunista ao governo do estado, abriu mão da disputa e foi escolhido, nesta segunda-feira (6), vice na chapa encabeçada pela petista Márcia Tiburi.

A coligação no RJ será um dos palanques nacionais de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, da prisão em Curitiba, tenta concorrer à Presidência da República. Condenado na Lava Jato e detido desde abril, Lula escolheu o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) como vice. Com a aliança, a presidenciável do PC do B, Manuela D'Ávila, retiraria sua candidatura para apoiar Lula.

De acordo com o senador Lindbergh Farias, um dos principais articuladores do PT, a ideia é ter Haddad como vice para que ele possa "vocalizar" a campanha de Lula. Isso ocorreria até que a impugnação de uma eventual chapa seja julgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) --pela Lei da Ficha Limpa, o político não pode concorrer caso tenha sido condenado criminalmente por decisão de órgão colegiado.

Hanrrikson de Andrade/UOL
06.ago.2018 - O senador Lindbergh Farias (PT), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), Márcia Tiburi (PT) e Leonardo Giordano (PCdoB) no anúncio da aliança no Rio

Se a chapa não for impugnada e o nome de Lula constar na urna eletrônica, Manuela é quem assumirá a condição de vice. "O Haddad tem um papel a fazer. Ele assume nesse primeiro momento porque é um nome do PT e vai vocalizar a palavra do Lula. Dessa aliança saiu uma proposta muito engenhosa. Nós temos uma vice-presidente. Na urna, o nome da vice será o da Manuela D'Ávila. A nossa luta será para que ela seja vice do Lula. Eu tenho esperança", declarou.

O parlamentar ainda brincou com a situação e disse que, enquanto "todo mundo está atrás de vice, o Lula arrumou logo dois".

"É o verdade tríplex do Lula: Lula, Haddad e Manu", disse, em referência ao tríplex do Guarujá (SP) --imóvel que, segundo a Lava Jato, teria sido reformado e dado ao ex-presidente pela empreiteira OAS em troca de vantagens do governo. Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão.

Na tarde desta segunda, Giordano compareceu à sede do PT para a primeira reunião na condição de vice de Márcia Tiburi. Ele confirmou ter aceitado o convite devido à costura nacional.

"Nós do PC do B tivemos como marca maior a busca da unidade dos partidos de esquerda para enfrentar esse cenário difícil e tortuoso. (...) Ficamos felizes pela junção do PC do B e do PT no cenário nacional, desejamos que a Manuela seja vice do Lula e, se não for vice do Lula, que seja vice do Haddad. E aqui no estado do RJ temos essa repercussão também desejada da unidade das esquerdas. É reflexo, sim, e a gente fica feliz aqui no Rio de ter isso", comentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos