Em debate, Skaf promete vetar "saidinha e visitinha" em cadeias de SP

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

O candidato ao governo de São Paulo Paulo Skaf (MDB) afirmou que pretende acabar com "visitinhas e saidinhas" de detentos. Ao criticar segurança no estado no debate realizado pela Rede Bandeirantes na noite desta quinta-feira (16), o presidente licenciado da Fiesp (Federação da Indústrias do Estado de São Paulo) disse que mudaria a lei se eleito.

"A segurança pública de São Paulo é uma total insegurança", afirmou o candidato, ao responder sobre o tema definido por leitores do jornal "Metro". Segundo Skaf, a Polícia Civil paulista "está completamente abandonada".

Leia mais sobre o debate:

"Nós tivemos há poucos dias um assalto numa delegacia em São Bernardo. Imagine como a população pode sentir segurança se uma delegacia é assaltada", questionou o emedebista.

Como solução, Skaf afirmou que mudaria a legislação relativa à segurança pública. "A lei tem que ser mudada. Como governador, tem que ser um líder político suficiente para mudar leis", declarou. "Quem for condenado a seis anos tem que cumprir os seis anos e nada de visitinha, de saidinha."

O presidente licenciado da Fiesp afirmou ainda que é preciso investir na integração das polícias. "Não há a possibilidade de continuar cada uma olhando pro lado", afirmou em seu discurso de abertura. "Vou reestruturar a Polícia Civil, quero ela investigando, quero a Polícia Militar nas ruas. As polícias têm que ter entrosamento."

Doria defende rota

Sobre o tema da segurança pública, o candidato ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou que trará o "padrão Rota" para a polícia no estado durante o debate realizado pela Rede Bandeirantes na noite desta quinta-feira (16). A frase rapidamente tomou as redes sociais em comparações com o ex-prefeito Paulo Maluf (PP).

Entre as propostas, Doria disse que ampliaria os Baeps (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), que hoje são cinco no estado. "No padrão Rota. Todos sabem que com a Rota não se brinca", declarou o candidato tucano. "[Vou] colocar em cada Baep as melhores condições, armas, veículos, condições de enfrentamentos aos bandidos. Mais polícia na rua para garantir segurança à população."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos