Paes evita Garotinho, que ironiza: "não é bom perguntar para mim, né?"

Hanrrikson de Andrade e Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

Rivais de longa data, Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PRP) roubaram a cena no debate promovido nesta terça-feira (28) pelo jornal "O Globo" com os candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Durante o segundo bloco, o democrata chegou a olhar para o adversário enquanto decidia para quem faria uma pergunta, mas acabou optando repentinamente por Indio da Costa (PSD).

Ao observar que o oponente havia evitado o confronto, Garotinho ironizou: "Você viu que não é bom perguntar para mim, né?".

Paes entrou na brincadeira e respondeu que não havia escolhido Garotinho porque ele "às vezes não diz muito a verdade".

O descontraído bate-boca rendeu gargalhadas à plateia que acompanhava o debate.

Leia também

No bloco anterior, uma pergunta feita por Paes a Garotinho havia iniciado uma série de alfinetadas entre os candidatos. O pleiteante do DEM, que foi prefeito da capital fluminense entre 2009 e 2016, questionou o adversário sobre o tema mortalidade infantil.

Na resposta, Garotinho, que é ex-governador, declarou que o adversário errou ao municipalizar, em 2016, os hospitais estaduais Albert Schweitzer e Rocha Faria, situados na zona oeste do Rio, que estavam em uma situação de grave crise.

Paes disse, na réplica, que "assumir os hospitais do estado foi fundamental porque a rede estava colapsando" e que "não podia deixar a população no sofrimento que ela estava passando". Garotinho, por sua vez, respondeu que o oponente deixou um "rombo monumental" na prefeitura e o acusou de "apagar empenhos com uma senha falsa". "Só na saúde, as dívidas ultrapassavam R$ 700 bilhões."

O caso citado por Garotinho diz respeito a um episódio ocorrido nos últimos dias da gestão do ex-prefeito. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, Paes ordenou cancelamento de gastos usando uma matrícula fictícia --de servidor inexistente-- no sistema financeiro do município. O procedimento, que levantou a suspeita de manobra nas contas, virou alvo de sindicância na prefeitura e de processo no TCM (Tribunal de Contas no Município).

Durante o debate, Indio da Costa voltou a mencionar o caso do cancelamento de empenhos e disse que Paes "sumiu com a dívida". "Isso é crime", comentou. Na réplica, Paes disse que a situação já foi esclarecida pelo órgão de contas do município e que não houve qualquer irregularidade. "O TCM já tratou tudo e já esclareceu tudo", afirmou. "Mas entendo o desespero do candidato."

Pesquisas

Foram convidados para o debate os candidatos Eduardo Paes (DEM), Romário (Podemos), Anthony Garotinho (PRP), Tarcísio Motta (PSOL) e Indio da Costa (PSD). Romário faltou ao encontro e sua poltrona permaneceu vazia. Eles foram os cinco primeiros colocados de acordo com a primeira pesquisa Ibope sobre a eleição estadual de 2018, divulgada no dia 20 deste mês.

A amostra apontou que três candidatos estão à frente em situação de empate técnico. Romário surgiu com 14%, enquanto Paes e Garotinho registraram 12% das intenções de voto. A igualdade se deu porque a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa Datafolha, divulgada dois dias depois, Paes liderava ao lado de Romário. O candidato do DEM marcou 18% das intenções de voto, estatisticamente ao lado do ex-jogador, com 16%. Garotinho apareceu com 12%, o que o posicionava tecnicamente empatado com Romário e, no limite, Paes (a margem de erro é de três pontos percentuais).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos