Na TV, Skaf e França falam em manter palavra, e Doria, em projeto maior

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

Na estreia do horário eleitoral na televisão na campanha para o governo de São Paulo, os candidatos Paulo Skaf (MDB) e Márcio França (PSB) cutucaram o líder nas pesquisas, o tucano João Doria (PSDB). Os dois candidatos falaram em manter a palavra. A declaração é uma referência indireta ao fato de Doria ter deixado a Prefeitura de São Paulo pouco mais de um ano após ter assumido o cargo mesmo tendo se comprometido a cumprir o mandato de quatro anos.

Atual governador de São Paulo, França disse acreditar que "quem governa tem que ter palavra". Já o Skaf disse que estar "cansado de falta de palavra".

Os dois candidatos se apresentaram contando suas histórias. França lembrou que foi prefeito de São Vicente e de sua trajetória como vice de Geraldo Alckmin (PSDB). Skaf, por sua vez, recordou seu trabalho à frente de projetos sociais da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). "Efetivamente, eu fui testado em relação ao meu espírito público", disse.

Doria preferiu se apresentar ao eleitor e não fez referência ao fato de ter deixado a prefeitura. O tucano, porém, indicou que disputar o governo é "assumir um projeto ainda maior". Ele também relembrou sua história, dizendo que sua "história não foi nada fácil". "Eu tive de começar a trabalhar aos 13 anos de idade para ajudar minha mãe".

Segundo a última pesquisa Datafolha, Doria aparece na liderança, com 25% das intenções de voto. Já Skaf aparece na sequência, com 20%. França tem 4%, mesmo índice de Luiz Marinho (PT).

O petista, que é ex-prefeito de São Bernardo, tal como no rádio, fez uso da figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No começo apenas a voz de Lula é transmitida.

"Eu conheço o Marinho desde 1978", disse o ex-presidente, lembrando as passagens dele pela presidência da CUT (Central Única dos Trabalhadores), pelo ministério do Trabalho e pela prefeitura da cidade da região metropolitana.

No final, Lula aparece, junto ao candidato, dizendo que tem "certeza que Marinho vai fazer a diferença aqui no estado de São Paulo". A gravação, segundo a assessoria do candidato, foi feita em dezembro do ano passado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos