Ibope Rio: Paes lidera com 24%; Romário e Garotinho empatam em 16%
Hanrrikson de Andrade
Do UOL, no Rio
-
Jorge Hely/Folhapress
Candidatos participam de debate UOL, Folha e SBT no Rio
Pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (25) coloca o candidato Eduardo Paes (DEM) na liderança da disputa pelo governo do Rio de Janeiro. Ele tem 24% das intenções de voto e é seguido pelos adversários Romário (Podemos) e Anthony Garotinho (PRP), ambos com 16%.
Garotinho se destaca na amostra porque, em comparação com o estudo anterior do Ibope, divulgado na semana passada, subiu quatro pontos percentuais --ele tinha 12%. Já Romário passou de 18% para 16%. Ambos seguem na briga para chegar ao segundo turno.
Com a oscilação negativa de Romário, Paes --que se manteve em 24%-- passou a liderar a disputa de forma isolada, de acordo com os números do instituto.
Na sequência, há um bloco de candidatos em situação de empate técnico. Indio da Costa (PSD) tem 6%; Tarcísio Motta (PSOL), 4%; Wilson Witzel (PSC), 4%; e Márcia Tiburi (PT), 3%.
Pedro Fernandes (PDT) e Marcelo Trindade (Novo) têm 2%; André Monteiro (PRTB) e Dayse Oliveira (PSTU) têm 1%. Brancos e nulos somam 17%, e os entrevistados que não sabem ou não responderam são 3%, de acordo com o estudo.
A igualdade ocorre porque a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ibope também mediu a rejeição aos postulantes ao governo fluminense. Garotinho foi o mais citado (50%), enquanto Paes anotou 27%. Romário tem 25% de rejeição e Indio, 17%.
Nas projeções para o 2º turno, Paes estaria em empate técnico com Romário (38% a 33%) e levaria a melhor no cenário com Garotinho (44% x 22%). Já na simulação entre Romário e Garotinho, o primeiro venceria por 39% a 26%.
O Ibope entrevistou 1.512 pessoas entre os dias 22 e 24 de setembro, e o nível de confiança estimado é de 95%. O estudo foi encomendado pela Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06646/2018. O investimento foi de R$ 115.445,98.
Pesquisa anterior
No estudo anterior do Ibope, divulgado na última quarta-feira (19), Paes e Romário estavam em situação de empate técnico na dianteira da corrida pelo Palácio Guanabara.
O primeiro tinha 24% das intenções de voto e o segundo, 18%. Garotinho, com 12%, aparecia na sequência.
O Ibope também questionou os eleitores acerca dos candidatos que eles não votariam de jeito algum. O campeão de rejeição, segundo a amostra da semana passada, era Garotinho (48%). Paes (31%), Romário (22%) e Indio (16%) vinham em seguida.