Análise: Nas eleições para governadores, PT ficou restrito ao Nordeste

Do UOL, em São Paulo

Os resultados do primeiro turno das eleições estaduais mostraram um PT reduzido ao Nordeste, na visão de Josias de Souza, colunista político do UOL. A região foi responsável por eleger os únicos governadores do partido: Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí). Fátima Bezerra está no segundo turno no Rio Grande do Norte.

"Os partidos tradicionais [se mostraram] com grandes dificuldades nessa eleição. E o PT ficou restrito à região Nordeste que, em outros tempos, era uma região em que a direita dominava", analisou Josias, ressaltando que a região não costumava ter um domínio da esquerda no passado.

Leia também:

"Desde o governo Lula, com o lançamento do bolsa-família, [a esquerda] entrou nessa cidadela e, hoje, é basicamente de onde o PT tira votos. Fernando Haddad se escorará nesses governadores para tentar diminuir a diferença em relação a Jair Bolsonaro [no segundo turno da corrida presidencial]".

Além de seus próprios candidatos, o PT ainda apoiou postulantes vencedores em primeiro turno na região. É o caso de Renan Filho (MDB-AL), Flávio Dino (PC do B-MA), João Azevêdo (PSB-PB) e Paulo Câmara (PSB-PE). Para Josias de Souza, a imagem do ex-presidente Lula ajudou mesmo as candidaturas que não eram do PT.

"Lula, embora preso, contribuiu para alavancar algumas candidaturas para o governo estadual. Mesmo as candidaturas de pessoas não vinculadas ao PT, como Renan Filho, em Alagoas", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos