Topo

Chuva forte alaga Porto Alegre e deixa 57 mil pessoas sem luz na região metropolitana

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

14/03/2012 14h37

Após dias de temperaturas próximas aos 40º C e com madrugadas muito abafadas, a instabilidade que avança sobre o Rio Grande do Sul gerou uma tempestade em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira.

A estimativa é de que choveu, apenas pela manhã, 60% do volume esperado para todo o mês de março. A forte precipitação causou inúmeros pontos de alagamento e falta de luz, que atingiu cerca de 57 mil pessoas na região metropolitana.

As principais avenidas da cidade ficaram alagadas, e, em alguns pontos, a água chegou a aproximadamente um metro. A chuva também causou transtornos no aeroporto Salgado Filho, que foi obrigado a operar por instrumentos e a cancelar 20 voos até o meio-dia.

Com semáforos piscantes e água pelas vias, o trânsito foi muito prejudicado. O túnel da Conceição, um dos principais acessos ao Centro, foi inundado. Além disso, faltaram táxis para atender ao excesso de demanda.

Na zona sul de Porto Alegre, o arroio Cavalhada transbordou, fazendo com que a água ocupasse casebres de uma comunidade. Soldados do Corpo de Bombeiros tiveram que usar um barco para resgatar pessoas que estavam ilhadas.

Assim como a zona sul, o centro da cidade também sofre com alagamentos. Com o subsolo completamente tomado pela água, o Tribunal de Justiça do Estado cancelou o expediente nesta quarta-feira.

Localizado na avenida Borges de Medeiros, no bairro Praia de Belas, próximo ao rio Guaíba, a sede do Judiciário está com os fossos dos elevadores inundados, o que fez com que a presidência do TJ suspendesse as atividades por segurança.

Pelo Estado

Em todo o Rio Grande do Sul, 60 mil clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ficaram sem luz. Em Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Xavier Kunst suspendeu as aulas.

Localizada no bairro Canudos, a instituição ficou alagada depois da precipitação de 34 milímetros que caiu sobre a cidade em apenas uma hora. Setecentos alunos tiveram que ficar em casa.

No norte do RS, moradores de Soledade tiraram o dia para contar os estragos. Nessa terça-feira, um vendaval varreu a cidade, fazendo com que 50 casas fossem destelhadas.

O vento forte começou às 14h e durou cerca de dez minutos. Até que telhas novas cheguem, as famílias receberam da prefeitura lonas para cobrir as casas.

A chuva continua no Estado, mas com menos intensidade. O sol retorna nesta quinta-feira, porém as temperaturas não devem atingir as máximas registradas nas duas últimas semanas.