Topo

Sem Serra, PPS deve apoiar Eduardo Campos para presidente, diz Roberto Freire

Fernando Rodrigues

Do UOL, em Brasília

23/08/2013 06h00

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, acredita que hoje está em “meio a meio” a chance de receber a filiação do tucano José Serra. No caso de o ex-governador de São Paulo preferir ficar no PSDB, a saída para o PPS deve ser dar apoio à possível candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco.

 

 

 

Em entrevista ao programa "Poder e Política", do UOL e da Folha, Freire disse que a opção por Eduardo Campos como plano B do PPS terá de ser submetida aos demais integrantes da legenda. O dirigente partidário coloca o pernambucano no mesmo nível de Marina Silva (Rede) e Aécio Neves (PSDB). Só que acredita que Campos é quem mais precisa de ajuda para se viabilizar e assim levar a eleição presidencial de 2014 para um segundo turno.

“Retirando toda ideia da emoção, da simpatia, se pudermos exercer esse papel, estaríamos exercendo o melhor papel que a oposição brasileira precisa. É importante uma candidatura de Eduardo Campos. Se tiver como ajudá-lo, nós não deveríamos pensar duas vezes”, diz o dirigente do PPS.

A prioridade de Freire, entretanto, é atrair José Serra para a legenda. Se houver a adesão, o PPS torce para o quanto antes, pois assim ficaria facilitada a atração de mais políticos para o projeto. Mas Serra ainda não teria chance de ser o candidato a presidente pelo PSDB? “Pelo PSDB ele não será”, diz o presidente do PPS, que também avalia ser “nenhuma” a possibilidade de os tucanos irem de Serra em 2014.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, os vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Principais trechos da entrevista com Roberto Freire (5:20)

2) Serra não será candidato pelo PSDB, diz Freire (1:10)

3) Freire: Chance de Serra ir para o PPS é de 50% (1:16)


4)  Sem Serra, PPS deve apoiar Eduardo, diz Freire (2:01)

5) Freire: Dilma pagará a conta se ‘Rede’ fracassar (0:47)

6) Atrito PT X PMDB fortalece o Congresso, diz Freire (1:58)

7) Freire: Cassação lenta de Donadon ajuda mensaleiros (2:22)

8) PPS é nanico por não se submeter ao PT, diz Freire (2:33)

9) Quem é Roberto Freire? (1:03)

10) Íntegra da entrevista com Roberto Freire (53 min.)
 

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.