Topo

STF manda laudo sobre saúde de Jefferson para Procuradoria Geral da República

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

06/12/2013 16h06

O STF (Supremo Tribunal Federal) enviou nesta sexta-feira (6) para a Procuradoria Geral da República o laudo da perícia médica feita no ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS CASOS

José Genoino (PT-SP)Roberto Jefferson (PTB-RJ)
CardiopatiaCâncer no pâncreas
Perícia foi feita por cinco médicos da UnB e do Hospital Universitário de BrasíliaPerícia feita por junta médica composta por ao menos três médicos oncologistas no Inca, no Rio
Está preso desde o dia 15 de novembroJefferson aguarda o Supremo expedir seu mandado de prisão em regime semiaberto
A perícia só foi feita após o deputado passar mal na prisão e sua defesa entrar com pedido no STF para prisão domiciliarSTF determinou a perícia médica para definir se ele deve cumprir a sua pena de 7 anos em casa, como pedido por sua defesa

A partir do laudo, a Procuradoria irá elaborar um parecer que servirá para embasar a decisão do ministro Joaquim Barbosa, presidente da Corte e relator da ação penal, sobre se concede ou não prisão domiciliar para Jefferson.

Condenado no julgamento do mensalão a 7 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson apresentou, ainda na fase de recursos, pedido de prisão domiciliar.

O ex-deputado foi operado em julho de 2012 para a retirada de um tumor maligno no pâncreas. Na cirurgia, parte de órgãos como o estômago, duodeno e intestino precisou ser retirada. A defesa de Jefferson argumenta que, desde então, a sua saúde é frágil e dependeria de tratamento.

Por ordem do STF, Jefferson foi, então, submetido a perícia na sede do Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (4). Ao ser indagado sobre as expectativas quanto à possibilidade de conseguir o direito à prisão domiciliar, Jefferson disse apenas "zero".

A defesa de Jefferson havia entrado com recurso para ele possa cumprir a pena em casa  sob o argumento de que seu estado de saúde é frágil, mas o recurso foi negado pelo STF no último dia 13. Na ocasião, Barbosa argumentou que ainda não era o momento de decidir sobre como Jefferson iria cumprir a pena.