Índios invadem cúpula do Congresso para cobrar demarcação de terras
Após ato em frente do STF (Supremo Tribunal Federal), um grupo de cerca de 300 índios de ao menos cem etnias invadiu a marquise do Congresso, nesta terça-feira (27), para cobrar do governo federal a demarcação de terras.
Com os corpos pintados e portando arcos e flechas, os indígenas também protestavam contra uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tira do Executivo a prerrogativa de fazer a demarcação e passa para o Legislativo.
Os índios alegam que, com a força da bancada ruralista no Congresso, especialmente na Câmara dos Deputados, eles teriam menos chances de ver aprovados projetos que atendam a seus pedidos.
A Polícia Militar mobilizou uma tropa com 120 homens para acompanhar a manifestação, mas os policiais apenas acompanharam o ato.
Pouco antes, os indígenas haviam protocolado no STF uma queixa-crime contra os deputados federais Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Alceu Moreira (PMDB-RS), por conta de um discurso feito por Heinze em que chamou quilombolas, gays e lésbicas de "tudo que não presta".
Os índios também protestaram pela manhã na frente do Palácio do Planalto. Eles tentaram subir a rampa principal, mas acabaram contidos pela polícia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.