Topo

Prefeito e ex-prefeito são presos acusados de agiotagem no Maranhão

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

05/05/2015 14h02

O prefeito de Bacuri (501 km de São Luís), Richard Nixon Monteiro dos Santos (PMDB), e o ex-prefeito de Marajá do Sena (403 km de São Luís), Perachi Roberto Moraes (PDT), foram presos na manhã desta terça-feira (5) pela Polícia Civil do Maranhão, acusados de integrarem um grupo de agiotagem no Estado.

A operação, coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais, também investiga desvio de recursos públicos. A ação cumpriu mandados de prisão temporária e conduções coercitivas nas cidades de Zé Doca, Marajá do Sena e São Luís.

Segundo o delegado Geral, Augusto Barros, a ação faz parte de um conjunto de ações da polícia contra a agiotagem e corrupção no Estado. Além de prefeito e vice, também foram presos José Epitácio Muniz Silva, que é contador da prefeitura de Marajá do Sena, e Josival Cavalcanti da Silva, apontado nas investigações como agiota.

Outras duas pessoas foram levadas para prestar esclarecimentos à polícia: Rui Clemencio Barbosa, quer seria "laranja" em negócios da prefeitura de Zé Doca; e Francisco de Jesus Silva Soares, empresário suspeito de emitir de notas para as prefeituras de Marajó do Sena e Zé Doca.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Bacuri, mas foi informada que ninguém estaria autorizado a comentar a prisão do prefeito. Os diretórios regionais do PMDB e do PDT também foram procurados, mas não se pronunciaram.