Topo

Labareda flagrada em helicóptero de Dilma é "normal", diz fabricante

Márcio Neves

do UOL, em São Paulo

25/09/2015 16h59

A labareda flagrada no helicóptero em que a presidente Dilma Rousseff estava embarcada na noite desta quinta-feira (24) em Brasília é considerado algo normal segundo a fabricante da aeronave, a Airbus Helicopters, e que a ocorrência não é considerada um problema de manutenção. 

Ainda segundo a Helibras, subsidiária da fabricante no Brasil, a labareda ocorre por conta "da queima do combustível residual no duto de escapamento do motor".

A empresa explicou ainda que o fenômeno é mais visível durante a noite e que ele pode pode ocorrer durante um procedimento de partida em clima quente utilizando apenas a bateria da aeronave e principalmente ao realizar a partida logo após o corte do motor (desligar o helicóptero e logo na sequência religar).

A FAB (Força Aérea Brasileira) endossou a normalidade do episódio e, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que o piloto foi informado do acontecimento e como não identificou nenhuma anormalidade nos controles da aeronave, prosseguiu o plano de voo e que o percurso foi feito dentro da normalidade e com segurança. 

O helicóptero que aparece nas imagens é um AS-332 (chamado de Super Puma) e nomeado pela Força Aéra Brasileira como VH-34 com capacidade para transportar até 15 passageiros.

Além desta aeronave o Grupo de Transporte Especial da FAB, responsável pelos deslocamentos da Presidência da República, possui outros dois modelos de aeronaves um EC-725 batizado de VH-36 Caracal  que pode transportar até 10 passageiros e um helicóptero de menor porte, um EC-125 para até 5 passageiros,