Topo

Cunha volta a afirmar não ter conta no exterior e critica "divulgação seletiva"

Em março, Eduardo Cunha negou à CPI da Petrobras ter contas no exterior - Pedro Ladeira/Folhapress
Em março, Eduardo Cunha negou à CPI da Petrobras ter contas no exterior Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em Brasília

02/10/2015 13h28Atualizada em 02/10/2015 14h24

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou uma nota à imprensa nesta sexta-feira (2) na qual voltou a afirmar não possuir contas no exterior.

A afirmação é feita dias após vir a público a investigação do Ministério Público da Suíça sobre contas naquele país atribuídas ao deputado e seus familiares. O processo da Suíça, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro, já foi remetido ao Brasil.

Cunha já havia negado à CPI da Petrobras, em março, possuir contas no exterior.

“O presidente reitera o teor do seu depoimento prestado a CPI da Petrobras de forma espontânea”, diz o texto da nota, enviado pela assessoria de imprensa do deputado. “Refutamos a tentativa contínua de transformar o presidente da Câmara no principal foco da investigação”, diz o texto divulgado nesta sexta.

Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA À IMPRENSA

Com relação às notícias veiculadas acerca de supostas movimentações financeiras no exterior, atribuídas ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, esclarecemos:

1)    O presidente desconhece o teor dos fatos veiculados e não tecerá comentários sem ter acesso ao conteúdo real do que vem sendo divulgado. Assim que tiver ciência, por meio de seus advogados, o presidente se manifestará.

2)  O presidente reitera o teor do seu depoimento prestado a CPI da Petrobrás de forma espontânea.

3)   O presidente reafirma seu posicionamento na nota divulgada no dia 20 de agosto de 2015 onde entre outras observações, destacou:
“Também é muito estranho não ter ainda nenhuma denúncia contra membro do PT ou do governo, detentor de foro privilegiado.”
“À evidência de que essa série de escândalos foi patrocinada pelo PT e seu governo, não seria possível retirar do colo deles e tampouco colocar no colo de quem sempre contestou o PT, os inúmeros ilícitos praticados na Petrobrás.”

4)    Diante desses fatos causa muita estranheza a divulgação seletiva de notícias visando unicamente constranger o presidente da Câmara, em contrapartida ao silêncio sobre fatos graves que não foram objeto de divulgação alguma.
Refutamos a tentativa contínua de transformar o presidente da Câmara no principal foco da investigação.

5)  O presidente continua absolutamente tranquilo realizando seu trabalho com a mesma lisura e independência, confiando plenamente na isenção e imparcialidade do Supremo Tribunal Federal.